Pedagogies of cultural femininities: addresses the character male Ken

Authors

  • Michely Souza
  • Samilo Takara Pós-doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Teresa Teruya É bolsista pesquisadora sênior da Fundação Araucária e atua no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644422673

Keywords:

Education, Gender, Media

Abstract

Masculinities and other gender identities are linked to meanings that are consumable, transgressors and pervade the relations of subjects with cultural artifacts and the possibilities of being, thinking and acting that stem from this relationship. From this, we suggest an interpretation of gender assignments offered by the character Ken the narratives of the Barbie doll. Our aim is to present and discuss positions, practices and analyzes of suggested masculinities. Analyze masculinities offered in this representation as indicative of a male-female ratio. which shows a relationship between the suggested elements relate to the Barbie doll with these femininities indicative of masculinities. For this feat, our methodological approach was grounded in studies about addressing modes that the subject producers offer for / the receivers / the parts, products and media services. That masculinities suggested by this character do not match the idea of masculinity and virility aggressiveness, rudeness or strength, but denotes elements such as beauty care and charisma, which are part of the hegemonic representations of masculinity.

Author Biographies

Michely Souza

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) 2014/2016, sob a orientação da Profª. Drª. Teresa Kazuko Teruya. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) 2010/2013. Pesquisa na linha de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, trabalhando as temáticas: Estudos Culturais, Educação, Mídias e Gênero. Atua como professora da Educação Infantil.Contato: michely_calciolari@hotmail.com

Samilo Takara, Pós-doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Pós-doutorando em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR (UNICENTRO). Pesquisa as relações entre mídia, educação, jornalismo e construções das representações de Gênero e Sexualidades. Tem por foco como o discurso jornalístico educa acerca das concepções identitárias, sexuais e culturais. Trabalha os seguintes temas: Educação, Mídias, Jornalismo, Estudos Culturais, Teorizações Foucaultianas, Estudos Feministas, Percepção, Fenomenologia, Sentido e Pornografia.

 

Teresa Teruya, É bolsista pesquisadora sênior da Fundação Araucária e atua no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Marília/SP. (1982), graduação em História pela Faculdade Auxilium de Lins - FAL (1996), mestrado (1995) e doutorado em Educação (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Marília/SP., pós-doutorado pela Universidade de Brasilia-UnB/DF (2010). Aposentada pela UEM desde junho de 2015. Avaliadora de Cursos de Graduação do Ensino Superior do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis, INEP/MEC, desde 2002. É bolsista pesquisadora sênior da Fundação Araucária e atua no programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, mídia na educação e estudos culturais com enfase nas minorias culturais. Website: nt5.net.br

Published

2017-12-28

How to Cite

Souza, M., Takara, S., & Teruya, T. (2017). Pedagogies of cultural femininities: addresses the character male Ken. Education, 42(3), 717–730. https://doi.org/10.5902/1984644422673

Issue

Section

Continuous Demand