Avaliação do nível da proficiência nas competências digitais dos docentes do ensino superior em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644461414

Palavras-chave:

Educação Superior, Docência, Tecnologia da Informação e da Comunicação

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar o nível de competência digital dos docentes do ensino superior em Portugal. A metodologia utilizada foi um survey, envolvendo um questionário online de autoavaliação, baseado no DigCompEdu, framework desenvolvido e validado na União Europeia. O survey coletou dados em três dimensões: pessoal (gênero, nível de formação, faixa etária e tempo de carreira), docência (ciclo de ensino e modalidade de ensino) e institucional (tipo de ensino, tipo de estabelecimento e região administrativa). O questionário foi respondido por 695 participantes. A análise de dados envolveu a aplicação de técnicas estatísticas como teste t-student e ANOVA. Os resultados apontaram um nível de proficiência intermediário nas competências digitais dos docentes. Não foram detectados efeitos estatisticamente significativos de variáveis como: gênero, faixa etária, tempo de carreira, tipo de estabelecimento e região administrativa. Entretanto, professores com maior nível de formação e que lecionam em níveis de ensino superiores (mestrado e doutorado), a distância e em estabelecimentos politécnicos apresentaram maior nível de competência digital. O estudo identificou necessidades relativas ao desenvolvimento de frameworks que contemplem a educação superior online e o desenvolvimento de formação continuada de professores para promover melhorias no nível de proficiência digital dos docentes.

Biografia do Autor

Cassio Cabral Santos, Universidade de Lisboa

Instituto de Educação

Neuza Sofia Guerreiro Pedro, Universidade de Lisboa

Instituto de Educação

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Santos, C. C., Pedro, N. S. G., & Mattar, J. (2021). Avaliação do nível da proficiência nas competências digitais dos docentes do ensino superior em Portugal. Educação, 46(1), e63/ 1–37. https://doi.org/10.5902/1984644461414

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