Por uma educação antifascista no Brasil contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644486749Palavras-chave:
Fascismos, Educação antifascista, FascistizaçãoResumo
A educação é uma instituição social que sustenta determinadas configurações sociais. Mas também pode representar uma dimensão crucial no processo de transformação e emancipação social. Assim, reformas educacionais podem ou não pleitearem a transformação social ou apenas promoverem os ajustes necessários para a reprodução de estruturas sociais vigentes. Partindo do questionamento sobre as possibilidades educativas de combate aos avanços fascistas no Brasil contemporâneo e no mundo, esta pesquisa qualitativa bibliográfica objetiva defender a possibilidade de uma educação antifascista no cenário brasileiro. Para tanto, há uma identificação e breve análise de pretensos fundamentos teórico-conceituais, metodológicos e pedagógicos deste tipo de educação a ser considerado nessa luta. O combate à fascistização da vida social é uma luta contra as configurações sociais que empoderam as estratégias de manipulação fascista, mas também uma resistência coletiva e uma reconstrução intermitente de processos educacionais inclusivos que respeitem e reconheçam as diferenças. Devido à afinidadade entre o neoliberalismo e o neofascismo, uma educação antifascista é, a principio, uma educação antineoliberal.
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