Por uma educação antifascista no Brasil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644486749

Palavras-chave:

Fascismos, Educação antifascista, Fascistização

Resumo

A educação é uma instituição social que sustenta determinadas configurações sociais. Mas também pode representar uma dimensão crucial no processo de transformação e emancipação social. Assim, reformas educacionais podem ou não pleitearem a transformação social ou apenas promoverem os ajustes necessários para a reprodução de estruturas sociais vigentes. Partindo do questionamento sobre as possibilidades educativas de combate aos avanços fascistas no Brasil contemporâneo e no mundo, esta pesquisa qualitativa bibliográfica objetiva defender a possibilidade de uma educação antifascista no cenário brasileiro. Para tanto, há uma identificação e breve análise de pretensos fundamentos teórico-conceituais, metodológicos e pedagógicos deste tipo de educação a ser considerado nessa luta. O combate à fascistização da vida social é uma luta contra as configurações sociais que empoderam as estratégias de manipulação fascista, mas também uma resistência coletiva e uma reconstrução intermitente de processos educacionais inclusivos que respeitem e reconheçam as diferenças. Devido à afinidadade entre o neoliberalismo e o neofascismo, uma educação antifascista é, a principio, uma educação antineoliberal.

Biografia do Autor

Fabrício de Sousa Sampaio, Instituto Federal do Maranhão

Professor EBTT de Sociologia do IFMA/Araioses. Doutor em Ciências Sociais e Mestre em Educação.

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

Sampaio, F. de S. (2025). Por uma educação antifascista no Brasil contemporâneo. Educação, 50(1), e30/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644486749