Representações sociais de professores de Filosofia em serviço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644467429

Palavras-chave:

Representação social, Filosofia, Formação de professores

Resumo

Neste artigo, objetivou-se identificar as representações sociais sobre o conceito de “filosofia” para professores em serviço dessa área. A pesquisa foi de natureza quali-quantitiva e os participantes formaram um grupo de 208 docentes que atuavam em escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Paraná, Brasil. A metodologia consistiu na análise de palavras espontaneamente evocadas pelos indivíduos do grupo quando cada um foi inquirido a enunciar, em ordem de importância, as cinco palavras que melhor definiam o conceito de “filosofia”. Após serem agrupados de acordo com seus significados, os vocábulos foram posteriormente organizados em uma tabela com quatro quadrantes, como proposto por Vergès, e a estrutura das representações foi analisada por meio da construção de um grafo de similaridade, baseado nas coocorrências entre as palavras. Para determinar os termos mais centrais na representação social, propôs-se complementar a análise da tabela dos quatro quadrantes por meio da identificação, no grafo de similaridade, dos três subgrafos mais significativos na forma de tetraedros. Da análise quantitativa, identificaram-se os termos “conhecimento”, “sabedoria” e “questionamento” como os mais centrais associados à representação social do conceito de “filosofia”; seguidos por “reflexão”, “pensamento” e “construção de conceitos”.

Biografia do Autor

Fábio Antonio Gabriel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Licenciado em Filosofia; Bacharel em Teologia; Licenciado em Letras; Licenciado em Pedagogia. Atualmente desenvolve estágio pós-doutoral em educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora (2011) e Mestre (2005) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Ciências e Matemática na Universidade do Norte Pioneiro (UENP, 1994). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Brasil) desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, em que serviu como vice-coordenador (2014-2015) e do Programa em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) na Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

José Tadeu Lunardi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutor em Física pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista. É professor do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. 

Referências

CARRILHO, Manuel Maria. Filosofia. Lisboa: Quimera, 2001.

CARRILHO, Manuel Maria. Razão e transmissão da Filosofia. Lisboa: Imprensa Nacional, 1987.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

FARR, Robert M. Representações sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (org.). Textos em representações sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 31-62.

HORN, Geraldo Balduino. Ensinar Filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.

LO MONACO, Grégory et al. Methods for studying the structure of social representations: a critical review and agenda for future research. Journal for the Theory of Social Behaviour, [s. l.], n. 47, p. 3-4, 2016.

MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Didática e metodologia do ensino de filosofia no ensino médio. Curitiba: Editora Intersaberes, 2017.

OBIOLS, Guillermo. Filosofia: uma introdução ao ensino. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.

SÁ, Celso Pereira. Representações sociais: o conceito o estadual atual da teoria. In: SPINK, Mary Jane (Ed.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 19-45.

VERGÈS, Pierre. Représentations sociales partagés, périphériques, indifférentes, d’une minorité: méthodes d’approche. Aix en Provence: LAMES, Université de Provence – CNRS, 1994.

WAGNER, Wolfgang et al. Theory and method of social representations. Asian Journal of Social Psychology, [s. l.], n. 2, p. 95-125, 1999.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Gabriel, F. A., Pereira, A. L., & Lunardi, J. T. (2024). Representações sociais de professores de Filosofia em serviço. Educação, 49(1), e2/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644467429

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.