Representações sociais de professores de Filosofia em serviço
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644467429Palavras-chave:
Representação social, Filosofia, Formação de professoresResumo
Neste artigo, objetivou-se identificar as representações sociais sobre o conceito de “filosofia” para professores em serviço dessa área. A pesquisa foi de natureza quali-quantitiva e os participantes formaram um grupo de 208 docentes que atuavam em escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Paraná, Brasil. A metodologia consistiu na análise de palavras espontaneamente evocadas pelos indivíduos do grupo quando cada um foi inquirido a enunciar, em ordem de importância, as cinco palavras que melhor definiam o conceito de “filosofia”. Após serem agrupados de acordo com seus significados, os vocábulos foram posteriormente organizados em uma tabela com quatro quadrantes, como proposto por Vergès, e a estrutura das representações foi analisada por meio da construção de um grafo de similaridade, baseado nas coocorrências entre as palavras. Para determinar os termos mais centrais na representação social, propôs-se complementar a análise da tabela dos quatro quadrantes por meio da identificação, no grafo de similaridade, dos três subgrafos mais significativos na forma de tetraedros. Da análise quantitativa, identificaram-se os termos “conhecimento”, “sabedoria” e “questionamento” como os mais centrais associados à representação social do conceito de “filosofia”; seguidos por “reflexão”, “pensamento” e “construção de conceitos”.
Referências
CARRILHO, Manuel Maria. Filosofia. Lisboa: Quimera, 2001.
CARRILHO, Manuel Maria. Razão e transmissão da Filosofia. Lisboa: Imprensa Nacional, 1987.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
FARR, Robert M. Representações sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (org.). Textos em representações sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 31-62.
HORN, Geraldo Balduino. Ensinar Filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.
LO MONACO, Grégory et al. Methods for studying the structure of social representations: a critical review and agenda for future research. Journal for the Theory of Social Behaviour, [s. l.], n. 47, p. 3-4, 2016.
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli. Didática e metodologia do ensino de filosofia no ensino médio. Curitiba: Editora Intersaberes, 2017.
OBIOLS, Guillermo. Filosofia: uma introdução ao ensino. Ijuí: Editora Unijuí, 2002.
SÁ, Celso Pereira. Representações sociais: o conceito o estadual atual da teoria. In: SPINK, Mary Jane (Ed.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1995. p. 19-45.
VERGÈS, Pierre. Représentations sociales partagés, périphériques, indifférentes, d’une minorité: méthodes d’approche. Aix en Provence: LAMES, Université de Provence – CNRS, 1994.
WAGNER, Wolfgang et al. Theory and method of social representations. Asian Journal of Social Psychology, [s. l.], n. 2, p. 95-125, 1999.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação (UFSM)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________