Luz, câmera, ação: práticas de professores de História com o cinema na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644444434

Palavras-chave:

Educação, Ensino de História, Escola

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as práticas de professores de História, que atuam nos anos finais do ensino fundamental, com a utilização do cinema na sala de aula. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como técnica de construção de dados a entrevista semiestruturada com seis professores do quadro efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Ceará, que fazem uso de filmes em suas práticas de ensino. No que concerne ao aporte teórico, nos apoiamos nos estudos de Napolitano (2013), Bittencourt (2011), Kornis (1992, 2008), dentre outros, por esboçarem pressupostos teórico-metodológicos para a utilização da linguagem cinematográfica no ensino de História. Os resultados da investigação apontaram que as práticas dos professores investigados se encontram ancoradas nos referidos pressupostos por trabalharem o questionamento, a crítica e a ideia de que o filme apresenta uma representação do acontecimento histórico.

Biografia do Autor

Antonio Ivanilo Bezerra de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC (Doutorando em Educação) Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza com lotação na Célula de Formação Continuada de Profesores. Integrante dos grupos de pesquisa: História, Memória, Sociedade e Ensino (CNPq - UECE) e Formação Docente, História e Política Educacional (CNPq - UFC), onde se interessa pelas seguintes temáticas: Cinema e Educação; Formação de Professores; Ensino de História; Saberes docentes.

Endereço: Rua Senador Pompeu, 2420, Ap. 1006, Benfica, Fortaleza, CE. 60.025-002

 

Fátima Maria Leitão Araújo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada ao Curso de Graduação em História, bem como ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, e ao Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MHIL. Possui Graduação em História e Especialização em História das Idéias Políticas, ambas pela UECE. Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutora em História da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social da Faculdade de Educação - FaE, da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Tem experiência na área de História e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Ensino de História, História da Formação Docente e Biografias de mulheres militantes e educadoras brasileiras.

Endereço: Rua Matos Vanconcelos, 1689, Damas, Fortaleza, CE. 60.426-105

Luiz Botelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduado em Música Composição e Regência pela Universidade de Brasília, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Sociologia da Educação - University of Iowa. Atualmente é Professor Associado II lotado no Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Atua também junto ao Curso de Licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte da UFC e junto ao Mestrado Profissionalizante em Artes PROFARTES/UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia da Educação; Sociologia da Arte e Música; Ensino de Musica, Educação e Formação de Professores.

Endereço: Rua Júlio Siqueira, 759, Ap. 501, Dionísio Torres, Fortaleza, CE. 60.135-226

Referências

ABUD, Kátia Maria. A construção de uma didática da história: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. História, nº 22, v. 1, p. 183-193, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2210/221014788008.pdf. Acesso em: 24 dez. 2019.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção docência em formação)

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FERRO, Marc. Cinema e história. Tradução Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FERRO, Marc. Filme: uma contra-análise da sociedade? In: LE GOFF, J. & NORA, Pierre (orgs). História: novos objetos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.

GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 2015, p. 79-106.

KORNIS, Mônica Almeida. História e cinema: um embate metodológico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p.237-250, 1992. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1940. Acesso em: 30 jan. 2020.

KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis, Vozes, 2015.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. 5 ed. São Paulo: Contexto, 2013.

SORLIN, Pierre. Indispensáveis e enganosas as imagens, testemunhas da História. Estudos Históricos. Rio de Janeiro; vol. 7, n. 13, 1994, p. 81-95. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1974. Acesso em: 02. Fev. 2020.

VESENTINI, Carlos Alberto. História e ensino: o tema do sistema de fábrica visto através de filmes. In: BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. O saber histórico na sala de aula. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2013, p. 163-175.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Oliveira, A. I. B. de, Araújo, F. M. L., & Albuquerque, L. B. (2021). Luz, câmera, ação: práticas de professores de História com o cinema na sala de aula. Educação, 46(1), e116/ 1–18. https://doi.org/10.5902/1984644444434

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.