Estratégias grupais para promoção de saúde em universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644442800

Palavras-chave:

Estudantes, Saúde mental, Promoção da saúde

Resumo

A saúde mental dos estudantes universitários tem representado uma preocupação crescente por parte dos gestores educacionais. Entre as estratégias de atenção a essa população, as intervenções grupais emergem como possibilidade de prestar atendimento a um maior número de jovens, bem como desenvolver aspectos como sociabilidade, aprendizado mútuo e formação de redes de apoio. Este estudo teve por objetivo caracterizar os estudos científicos sobre intervenções grupais realizadas para promoção e prevenção de saúde mental em universitários por meio de uma revisão integrativa da literatura científica nacional e internacional. Foram consultadas as bases/bibliotecas PsycINFO, PubMed, SciELO, LILACS e CINAHL. Foram recuperados 41 artigos publicados entre janeiro de 2009 e dezembro de 2019, a maioria quantitativa. Predominaram estudos com grupos focados em promoção de saúde, sendo os Estados Unidos o país com maior número de pesquisas nesta área. Acerca dos sintomas específicos, o mais comum foi a depressão, ainda que a maioria dos grupos descritos fosse de promoção de saúde mental geral. Os estudos com comparação pré e pós-teste evidenciaram a eficácia da maioria das intervenções grupais. Foi uníssona a recomendação desses estudos acerca da ampliação de programas que incentivem e promovam a saúde mental dos universitários e dos possíveis benefícios oferecidos pelos grupos em ambiente acadêmico.

Biografia do Autor

Deise Coelho de Souza, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Pós-graduada em Psicologia Hospitalar. Especialista em Neuropsicologia. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental. Mestre em Psicologia. Doutoranda em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Ribeirão Preto, Brasil.

Daniela Braga Favarin, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Mestranda em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), Ribeirão Preto, Brasil.

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Psicólogo. Especialista em Gestão Educacional. Mestre e Doutor em Psicologia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da EERP-USP, Ribeirão Preto, Brasil.

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Publicado

2021-07-31

Como Citar

Souza, D. C. de, Favarin, D. B., & Scorsolini-Comin, F. (2021). Estratégias grupais para promoção de saúde em universitários. Educação, 46(1), e72/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644442800