A neurociência e a educação: abordagem sobre memória e emoções no processo de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644472088

Palavras-chave:

Educação, Neurociência, Memória, Emoção

Resumo

Este ensaio teórico trata de uma análise da literatura sobre a temática: neurociência e a educação, a partir de uma abordagem sobre a memória e as emoções. Com isto, o objetivo deste estudo é dialogar com referenciais teóricos da neurociência para o entendimento dos processos envolvidos na conexão entre emoção e memória no processo de aprendizagem. Para tanto, apresenta-se como caminho metodológico, uma pesquisa qualitativa com abordagem analítica à luz dos autores MacLean (1990); Guerra (2011); Carvalho (2011); Relvas (2012); Fonseca (2016); Lent (2001, 2017), dentre outros. Como resultados, os estudos revelaram que I) a condição de fragilidade emocional dos estudantes pode ser agravada em contextos escolares que não reconhecem a conexão existente entre emoção e memória, e II) consequentemente, isto pode atingir de forma severa um dos principais componentes desta conexão: a atenção. Em virtude disso, revelam ainda que estudantes em ambientes de pressão emocional têm dificuldades de reter na memória as informações dos conteúdos e, por conseguinte, bloqueio do processo de aprendizagem. Portanto, considera-se que a promoção de estados emocionais positivos de forma intencional se mostra importante para tornar o ambiente mais favorável à criatividade e à flexibilidade e com isso favorecer a ativação das memórias cognitivas.

Biografia do Autor

Margareth Aparecida e Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Ciências Sociais. Mestre em Educação (UFES/ES). Especialista em Psicopedagogia (FAVENI/ES). Especialista em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness (PUCPR). Professora da Rede Pública Estadual do Espírito Santo.

Cláudia Lilian Alves dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Ciências Biológicas. Mestre em Zoologia (UESC, Ilhéus/BA). Especialista em Docência de Biologia (UNIVASF, Polo Brumado/BA). Professora/Pesquisadora Colaboradora e Coordenadora da linha de pesquisa GPA em Produção Acadêmica GPA/ IFBA - VCa.

Antocleia de Sousa Santos, Secretaria do Estado da Educação do Maranhão

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Fernando Pessoa-UFP (Porto/Portugal); Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes-UCAM (Rio de Janeiro/RJ/Brasil); Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (São Luís/MA/Brasil).

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Publicado

2024-03-04

Como Citar

Silva, M. A. e, Santos, C. L. A. dos, & Santos, A. de S. (2024). A neurociência e a educação: abordagem sobre memória e emoções no processo de aprendizagem. Educação, 49(1), e49/1–21. https://doi.org/10.5902/1984644472088