Emoção, neurociência e educação: revisão da produção acadêmica brasileira de 2018 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644484508Palavras-chave:
Educação, Emoção, NeurociênciaResumo
O objetivo deste artigo foi identificar o que tem sido produzido nacionalmente em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil em termos do emprego da emoção nas mais diversas áreas do conhecimento e, conhecer os assuntos tratados nas pesquisas da área da neurociência e educação acerca desse tema, no período de 2018 a 2022. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica do estado do conhecimento, com abordagem qualitativa e do tipo exploratória, no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com o descritor emoção, foram selecionados 349 produções, sendo 126 teses e 223 dissertações, que atenderam aos critérios propostos e que fizeram parte das discussões. A área que mais produziu foi as Ciências Humanas na região sudeste, no ano de 2019. As categorias mais presentes foram a regulação emocional e processo de ensino e aprendizagem. A partir dos descritores emoção and educação foram selecionadas 76 produções, sendo sete teses e 69 dissertações. Os assuntos mais abordados foram processo de ensino e aprendizagem e regulação emocional. Com os descritores emoção and neurociência and educação foram localizadas sete produções acadêmicas que tratavam dessa relação. As produções acadêmicas foram realizadas preferencialmente em universidades públicas, da região sul, sudeste e norte e em cursos voltados à formação acadêmica. O assunto mais tratado foi acerca das funções cognitivas. Face aos resultados, pode-se dizer que há pouca produção das contribuições da neurociência acerca dos estudos da emoção para a educação, contrariamente à importância dessa área de conhecimento.
Referências
AMARAL, Ana Luiza; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociências e educação: olhando para o futuro da aprendizagem. Brasília: SESI/DN, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Brasília, DF, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei no 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, DF, 1968. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm. Acesso em: 13 jun. 2023.
BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Indicadores da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Content/statics. Acesso em: 18 jun. 2023.
CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plataforma Sucupira. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoRegiao.xhtml. Acesso em:13 jun. 2023. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso em:12 jun. 2023.
CARVALHO, Clecilene Gomes de; JUNIOR, Dejanir José Campos; SOUZA, Gleicione Aparecida Dias. Neurociência: uma abordagem sobre as emoções e o processo de aprendizagem. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 17, n. 1, jan. /Jul. 2019.
COSENZA, Ramon; GUERRA, Leonor Bezerra. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
COSTA, Raquel. Neurociência e Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 2, p. 1- 22, 2023.
COSTA, Claudio; NÓBILE, Márcia; CRESPI, Lívia. Compreensão do processo de aprendizagem: as contribuições da neuroeducação. Revista Pedagógica, v.23, p.1-28, 2021.
DAMÁSIO, Antonio. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Cia. das Letras, 2012.
ESPERIDIÃO-ANTÔNIO, Vanderson; MAJESKI-COLOMBO, Marília; TOLEDO-MONTEVERDE, Diana; MORAES-MARTINS, Glaciele; FERNANDES, Juliana José; ASSIS, Marjorie Bauchiglioni; SIQUEIRA-BATISTA, Rodrigo. Neurobiologia das emoções. Revista de Psiquiatria Clínica, v. 35, p. 55-65, 2008.
FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 102, p. 365 - 384, 2016.
GARLIT, Devin. Esclerose Múltipla e o conceito de neuroplasticidade. 2022. Disponível em: https://amigosmultiplos.org.br/noticia/esclerose-multipla-e-o-conceito-de-neuroplasticidade/. Acesso em: 14 jul. 2023.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; LOPES, Aline Moraes; COUTO, Pablo Alves. A neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira. Revista da FAEEBRA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 27-40, jan./jun. 2014.
MACHADO, Michelly. O papel das emoções na consolidação da aprendizagem. 2023. 91f. Dissertação (Mestrado professional em Educação) Programa de Pós -Graduaçao em educação profissional, Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
MARIN, Angela Helena; SILVA, Cecília Tonial; ANDRADE, Erica Isabel Dellatorre; BERNARDES, Jade; FAVA, Débora Cristina Fava. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v.13, n. 2, p. 92 - 109, 2017.
MARQUES, Fabrício. Crise na geração de recursos humanos. Pesquisa FAPESP, São Paulo, SP, n. 315, p. 29 - 35, 2022.
ROCHA, Jerusa Machado; KASTRUP, Vírginia. Cognição e emoção na dinâmica da dobra afetiva. Psicologia em Estudo, v. 14, n. 2, p. 385 - 394, abr./jun. 2009.
ROMANOWSKI, Joana; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37 - 50, set./dez. 2006.
SCHWARTZMAN, Simon. Pesquisa e Pós-Graduação no Brasil: duas faces da mesma moeda?. Estudos Avançados, v. 36, n. 104, p. 227 - 254, 2022.
SIDONE, Otávio José Guerci; HADDAD, Eduardo Amaral; MENA-CHALCO, Jesús Pascual. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação, v.1, n. 28, p. 15 - 31, jan./abr. 2016.
SILVA, Josie. Contribuições da neurociência para aprendizagem. In: XAVIER, Amanda; OLIVEIRA, Edna; RIBEIRO, Luciana. Cadernos de formação pedagógica, vol. 2. Alfenas: Universidade de Alfenas, 2022, p. 118-130.
SOUZA, Carlos Henrique de. Contribuições da neurociência para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: revisão da produção acadêmica brasileira de 2015 a 2019. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
STAUDT, Michelli. Neurociência e Educação: revisão bibliográfica em teses e dissertações brasileiras. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de pós-graduação em Educação, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2020.
THESING, Mariana Luzia Corrêa; COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. Neurociências e Educação: um estado do conhecimento (2010 a 2016). Cadernos de Educação, n. 60, p. 20 - 6, jul./dez. 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________