Emoção, neurociência e educação: revisão da produção acadêmica brasileira de 2018 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484508

Palavras-chave:

Educação, Emoção, Neurociência

Resumo

O objetivo deste artigo foi identificar o que tem sido produzido nacionalmente em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil em termos do emprego da emoção nas mais diversas áreas do conhecimento e, conhecer os assuntos tratados nas pesquisas da área da neurociência e educação acerca desse tema, no período de 2018 a 2022. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica do estado do conhecimento, com abordagem qualitativa e do tipo exploratória, no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com o descritor emoção, foram selecionados 349 produções, sendo 126 teses e 223 dissertações, que atenderam aos critérios propostos e que fizeram parte das discussões. A área que mais produziu foi as Ciências Humanas na região sudeste, no ano de 2019. As categorias mais presentes foram a regulação emocional e processo de ensino e aprendizagem. A partir dos descritores emoção and educação foram selecionadas 76 produções, sendo sete teses e 69 dissertações. Os assuntos mais abordados foram processo de ensino e aprendizagem e regulação emocional. Com os descritores emoção and neurociência and educação foram localizadas sete produções acadêmicas que tratavam dessa relação. As produções acadêmicas foram realizadas preferencialmente em universidades públicas, da região sul, sudeste e norte e em cursos voltados à formação acadêmica. O assunto mais tratado foi acerca das funções cognitivas. Face aos resultados, pode-se dizer que há pouca produção das contribuições da neurociência acerca dos estudos da emoção para a educação, contrariamente à importância dessa área de conhecimento.

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, Federal Center for Technological Education of Minas Gerais

Doutora em Ciências da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neurociências pela Nova Faculdade. Graduada em Engenharia elétrica pela PUC Minas. Graduada no Programa Especial de Formação de Docente pelo CEFET-MG. Professora titular do CEFET-MG, lotada no departamento de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a qual integra o  International Council for Open and Distance Education (ICDE) e a  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Líder do grupo de pesquisa AVACEFETMG.

 

 

Letícia Ribeiro Lyra, Universidade Federal da Fronteira Sul

 Fazendo o Pós -Doutoramento em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre  em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Psicologia - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Psicologia- Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul/Campus Chapecó.  Membro do grupo de pesquisa AVACEFETMG. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a qual integra o  International Council for Open and Distance Education (ICDE) e a  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

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Publicado

2025-03-24

Como Citar

Grossi, M. G. R., & Lyra, L. R. (2025). Emoção, neurociência e educação: revisão da produção acadêmica brasileira de 2018 a 2022. Educação, 50(1), e27/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644484508

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