Impactos da formação superior em Educação do Campo no perfil socioeconômico e profissional de egressos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644438575Palavras-chave:
Formação superior, Educação do Campo, Egressos.Resumo
O artigo aborda os impactos da Formação Superior em Educação do Campo no perfil socioeconômico e profissional de egressos desse nível de ensino (2014-2017). Trata-se de uma pesquisa de Mestrado, de abordagem qualitativa do tipo exploratória, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Objetiva-se discutir a formação oferecida pelo Curso de Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo, da UFPB, para apreensão de seus impactos na vida de seus egressos. A análise apoia-se em dados do perfil socioeconômico, obtidos por meio de questionário e entrevistas aplicadas junto aos sujeitos interlocutores da pesquisa. Fundamenta-se em diretrizes do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso à luz da teoria do Capital Cultural (BOURDIEU, 2002), dentre outras fontes bibliográficas e documentais. Os resultados evidenciam que o perfil socioeconômico dos egressos apresenta características comuns ao curso investigado, sendo composto por um público majoritariamente feminino, autodeclarado preto/pardo e de baixa renda. Conclui-se que a formação em Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo, de modo geral, apresenta impactos significativos ao perfil dos profissionais formados, tais como a continuidade da carreira acadêmica, a atuação profissional exercida na mesma área da formação e a relação teoria e prática consonante com a realidade campesina. Ademais, o curso traz novos direcionamentos aos egressos, fazendo com que eles passem a ter uma visão crítica sobre o mundo, bem como sobre a própria Pedagogia pautada no projeto de Educação do Campo.
Referências
ALVES, Jolinda de Moraes; PORTES, Lorena Ferreira Portes. A expansão do ensino superior no Brasil: a particularidade dos cursos de Serviço Social no Paraná. Serviço Social em Revista, Universidade Estadual de Londrina, v. 19, n. 2, p. v. 135-153, 17 dez. 2017. Disponível em: www.uel.br/revistas/uel/index.php/ssrevista/article/download/29974/23094. Acesso em: 15 de mai. 2019.
ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação e o planejamento institucionais. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 54, p. 203-219, out./dez. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n54/a13n54.pdf. Acesso em: 15 de mai. 2019.
BOURDIEU, Pierre. O Campo científico.In: ORTZ, R. (org). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática. 1983. Coleção Grandes Cientistas Sociais, vol. 39. p. 122-155.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (Org.). 9. ed. Editora: Vozes. Petrópolis – RJ, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. Tradução Magali de Castro. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. M. (orgs.). Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 71-79.
BOURDIEU, Pierre. O poder Simbólico. Rio de 5. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996. Brasília-DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 20 de mar. 2019.
BRASIL. Decreto no 7.352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2010/decreto/d7352.htm. Acesso em: 25 de mai. 2019.
BRASIL. DECRETO nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais -
REUNI. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm. Acesso em 10 de out de 2019.
BRITO, Márcia Mariana Bittencourt. Formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis: análise da atuação dos egressos do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. 348 f., il. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31100. Acesso em: 15 de mai. 2019.
CABRERA; WEERTS; ZULICK. Making an impact with alumni surveys. In: WEERTS, D. J.; VIDAL, J. (Ed.). Enhancing alumni research European and American perpectives. San Francisco: Jossey-Bass, 2005. p. 4-18. (New Directions for Institutional Research).
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Rev.Trab. educ. saúde [online]. 2009, vol.7,n.1, pp.35-64. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1981-77462009000100003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 15 de abr. 2019.
FELINTO, Jislayne Fidelis; JEZINE, Edineide Mesquita Araújo. Inclusão, equidade e excelência acadêmica no curso de Pedagogia na UFPB: análise do perfil, motivações e condições de permanência dos ingressantes. p. 9-14. In: XXII Seminário da Rede Universitas/BR, Natal, p. 9-14, 2013. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/enex/XVENID/PROLICEN/prolicen.php?valor=PROLICEN. Acesso em: 20 de abr. 2019.
FELINTO, Jislayne Fidelis. Acesso e permanência na educação superior: a relação entre as condições sociais e a permanência dos ingressos no curso de Pedagogia – Área de Aprofundamento na Educação do Campo na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. 2015. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia - Educação do Campo, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba-UFPB, João Pessoa, 2015.
FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O campo da educação do campo. In: Por uma educação do campo: contribuições para a construção de um projeto de educação do campo, 2004, 34 p. UNESP, Brasília, 2004.
GRAY, David. E. Pesquisa no mundo real. –Doing Research in the Real World (2009) - Tradução de Roberto Cataldo Costa. 2. Ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
MANZINI, Eduardo José. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semi-estruturada. 2003. In: MARQUEZINE: M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Orgs.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel, 2003.
MENDES, Adrienny Kelly da Silva Cavalcante; ROCHA, Camila dos Santos. Concepções de educação do campo e formação de educadores: Um estudo em torno da produção discente no Curso de Pedagogia do Campo. (Trabalho de Conclusão de Curso), Universidade Federal da Paraíba, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2363. Acesso em: 20 de abr. 2019.
MENDONÇA, Sônia R. de; NEVES, Lúcia M. W; PRONKO, Marcela A. Capital Cultural. Dicionário Educação da Profissional em Saúde. 2009. Disponível em: http://www.sites.epsjv.fiocruz.br/dicionario/verbetes/capcul.html. Acesso em: 30 de abr. 2019.
SAGAE, Érika. Licenciatura em educação do campo: um processo em construção. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169569. Acesso em 21 de mai. 2019.
SANTOS, Jailson B. dos. A avaliação de egressos do curso de Pedagogia em Educação do Campo sobre os impactos da formação nos campos pessoal e profissional, 2019. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba-PB, 2020.
SANTOS, Jailson B. dos. Os desafios da permanência de estudantes LGBT na universidade: uma perspectiva da diversidade sexual no curso de Pedagogia – Educação do Campo. 2017. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia - Educação do Campo, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba-UFPB, João Pessoa, 2017.
SANTOS, Ellen Vieira. Representações sociais de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da FAE/UFMG sobre o campo.175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte-MG, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4BPCS/1/disserta__o___ellen_vieira_santos.pdf. Acesso em 21 de mai. 2019.
SEABRA, Fernando; LEITE, Iara; DIAS, Filipe. Principais resultados e análises da primeira pesquisa dos egressos da graduação em relações internacionais da UFSC. In: 6º Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Universidade Federal de Santa Catarina, p. 1-16, 2017. Disponível em: https://www.encontro2017.abri.org.br/resources/anais/8/1498746625_ARQUIVO_artigoegressosufsc2.pdf. Acesso em: 20 de abr. 2019.
SILVA, Kelly da. Currículo, gênero e identidade na formação de professores/as. 2011. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Juiz de Fora, 2011. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-13112014-101423/pt-br.php. Acesso em: 30 de fev. 2019.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES). Instrumento de avaliação institucional externa presencial e a distância. Diretoria de avaliação da Educação Superior DAES2017. Disponível em: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDI/pdfs/IES_recredenciamento.pdf. Acesso em: 20 de abr. 2019.
TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira. A experiência de transição entre a universidade e o mercado de trabalho na adultez jovem. 2002. 168 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2002. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/4007. Acesso em: 10 de mai. 2019.
TRINDADE, Antenor Carlos Pantoja. Representações sociais de egressos do curso de Licenciatura em Educação do campo da UFPA: formação e atuação no contexto social do campo. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação.
UFPB, Projeto Político Pedagógico. Curso de Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo. 2009. Disponível em: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/curso/ppp.jsf?lc=pt_BR&id=2699762. Acesso em: 20 de jan. 2019.
UFPB. Resolução n° 47, 28 abr 2009. Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia, Licenciatura, com Área de Aprofundamento em Educação do Campo, do Centro de Educação, Campus I, desta Universidade. Disponível em: http://www.ufpb.br/sods/consepe/resolu/2009/Rsep47_2009.pdf. Acesso em: 15 de mai. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________