Impactos da formação superior em Educação do Campo no perfil socioeconômico e profissional de egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644438575

Palavras-chave:

Formação superior, Educação do Campo, Egressos.

Resumo

O artigo aborda os impactos da Formação Superior em Educação do Campo no perfil socioeconômico e profissional de egressos desse nível de ensino (2014-2017). Trata-se de uma pesquisa de Mestrado, de abordagem qualitativa do tipo exploratória, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Objetiva-se discutir a formação oferecida pelo Curso de Pedagogia – Área de aprofundamento em Educação do Campo, da UFPB, para apreensão de seus impactos na vida de seus egressos. A análise apoia-se em dados do perfil socioeconômico, obtidos por meio de questionário e entrevistas aplicadas junto aos sujeitos interlocutores da pesquisa. Fundamenta-se em diretrizes do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso à luz da teoria do Capital Cultural (BOURDIEU, 2002), dentre outras fontes bibliográficas e documentais. Os resultados evidenciam que o perfil socioeconômico dos egressos apresenta características comuns ao curso investigado, sendo composto por um público majoritariamente feminino, autodeclarado preto/pardo e de baixa renda. Conclui-se que a formação em Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo, de modo geral, apresenta impactos significativos ao perfil dos profissionais formados, tais como a continuidade da carreira acadêmica, a atuação profissional exercida na mesma área da formação e a relação teoria e prática consonante com a realidade campesina. Ademais, o curso traz novos direcionamentos aos egressos, fazendo com que eles passem a ter uma visão crítica sobre o mundo, bem como sobre a própria Pedagogia pautada no projeto de Educação do Campo.

Biografia do Autor

Jailson Batista dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: jaylsonbatysta@gmail.com

Edineide Jezine, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora Doutora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em cursos de Graduação e Pós-graduação em
Educação (PPGE/UFPB). E-mail: edjezine@gmail.com

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Publicado

2020-09-25

Como Citar

Santos, J. B. dos, & Jezine, E. (2020). Impactos da formação superior em Educação do Campo no perfil socioeconômico e profissional de egressos. Educação, 45(1), e87/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984644438575