Competências como um modo de pensar a educação

Adair Adams, Elizabeth Fontoura Dorneles, Sirlei Lourdes Lauxen

Resumo


O artigo trata sobre a relação entre competências e educação. Retoma aspectos históricos do uso do termo tomando como materialidade de análise a legislação educacional brasileira, a partir da LDB/1996. A perspectiva dos autores encaminha a discussão para a importância da formação por competências que não objetivem apenas capacidades para o saber fazer. Entendem a importância do modelo educacional por competências, desde que a importação do campo do trabalho traga para o da educação a integralidade: aprender a criar, a fazer e a gestar. Tomam, ainda, posição contrária à fragmentação presente na legislação analisada, o que fica evidente na descontinuidade do uso de competências em leis ou partes das leis referentes aos diferentes níveis de ensino. Defendem, assim, a educação para o ser situado em todas as dimensões do viver e conviver na sociedade contemporânea.

Palavras-chave


Competências. Educação. Formação docente. Legislação. Modelo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984644422528

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: 10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

 

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Segundo quadrimestre, maio/ago., limite para publicar a edição 31 agosto.

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