Skills as a way of thinking education

Authors

  • Adair Adams UNICRUZ
  • Elizabeth Fontoura Dorneles
  • Sirlei Lourdes Lauxen

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644422528

Keywords:

Skills, Education, Teacher training, Legislation, Model.

Abstract

The article discusses the relationship between skills and education. Retakes historical aspects of the use of the term taking as materiality of analysis Brazilian’s educational legislation, from the LDB/1996. The perspective of the authors forwarded to discussion of the importance of education for skills that do not offer only capacity for the knowhow. It is understood the importance of the educational model for skills, since the import of the fieldwork brings to the education comprehensiveness: to learn how to create, to do and to gestate. Also Taking position against the fragmentation present in the analyzed legislation, which is evident in the discontinuance of the use of skills in laws or parts of laws relating to different levels of education. They argue, therefore, education for the being situated in all dimensions of living and coexisting in contemporary society.

Author Biographies

Adair Adams, UNICRUZ

Pós-doutorado pela UNICRUZ/RS, com bolsa CAPES (modalidade 60 meses), a partir de junho de 2015. Doutor em Educação nas Ciências pela UNIJUI (2014). Mestre em Filosofia pela PUCRS (2004). Especialização em Teologia na área de Metodologia da Pesquisa pela URI/IMT - Santo Ângelo. Graduado em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002). Experiência de magistério superior nas áreas da Educação, da Filosofia, com ênfase em Filosofia da linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, fundamentos da educação, hermenêutica, hermenêutica Jurídica, intersubjetividade e fenomenologia.

Elizabeth Fontoura Dorneles

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Associação de Professores de Cruz Alta (1977), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora da Universidade de Cruz Alta, no PPG Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teorias do Texto e do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, história, identidade, língua e literatura,cultura, politica e movimentos sociais. Membro dos Grupos de pesquisa GEPELC - Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Linguagem e Comunicação, liderado por Carla Rosane Tavares Alves, GEPAD liderado por Solange Mitman e do Grupo Oficinas de AD: conceitos em movimento, liderado por Maria Cristina Leandro Ferreira. Possui experiencia em gestão da Educação Superior.

Sirlei Lourdes Lauxen

Doutora em Educação pela UFRGS. Pós-doutora em Educação pela UFRGS/UL. Bolsista PNPD/CAPES. Mestre em Educação pela UPF e Graduada em Pedagogia - Orientação Educacional/Unijuí. Professora da Universidade de Cruz Alta/RS na Graduação e no PPG em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social. Coordena o Programa de Avaliação Institucional (PAI) e o Laboratório de Práticas Socioculturais Interdisciplinares -LEPSI do PPGPSDS. Líder do Grupo de Pesquisa. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Práticas Sociais. Foi Vice-Reitora de Graduação da Instituição (2008-2013). Membro do Conselho Curador(2008-2013); do Consun (2008-atual); Presidente da Câmara de Graduação e Legislação (2008-2013); Membro da Câmara de Pós Graduação e Pesquisa (2014- atual); do Conselho Municipal de Educação (2008-2014). Assessora da Pró-Reitoria de Ensino (2006-2007). Membro do CONSEPE (2006-2007). Participa da organização de eventos da Universidade. Possui experiência na Educação Básica (ensino fundamental e médio) e no Ensino Superior (Graduação e Pós - Graduação). Tem experiência na área da gestão e docência. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas, pedagogia universitária, interdisciplinaridade, metodologia do ensino superior, saberes docentes, práticas pedagógicas, currículo, avaliação e práticas sociais. Pesquisa na área de formação de professores e práticas socioculturais.

Published

2017-08-31

How to Cite

Adams, A., Dorneles, E. F., & Lourdes Lauxen, S. (2017). Skills as a way of thinking education. Education, 42(2), 373–384. https://doi.org/10.5902/1984644422528

Issue

Section

Continuous Demand