Educação popular e movimentos sociais na América Latina: o desafio da participação cidadã
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644420447Palavras-chave:
Educação popular, Movimentos sociais, América Latina.Resumo
O estudo analisa, através de pesquisa bibliográfica, os desafios que hoje se colocam aos Movimentos Sociais Populares na América Latina para construirmos novas formas de organização das lutas sociais. No atual contexto, um dos maiores desafios para os povos latino-americanos é resistir frente à intensa desmobilização das pautas sociais imposta pela globalização hegemônica. Despontam com mais força as pautas conservadoras, que revelam os interesses do poder econômico das instituições financeiras, aliando a mídia com o mercado, impondo uma agenda política em plano internacional. Mas nenhum poder, por mais fortemente estruturado que seja, é absoluto. Assim, o objetivo do artigo é evidenciar que o atual momento da América Latina é importante pelas experiências políticas que estão apresentando alternativas de democracia participativa e, igualmente, na produção da vida via outras economias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________