Prolegômenos de uma teoria enunciativa da educação popular
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644443454Palavras-chave:
Educação Popular, Análise Arqueológica do Discurso, Teoria EnunciativaResumo
A Educação Popular (EP) é uma pedagogia que aparece na teia social da América Latina. Do ponto de vista da experiência histórica, seus princípios sustentam os trabalhos de base nos anos 1960 e 1970, conforme Freire (1987), Brandão (2006) e Carrillo (2013) afirmam. Este escrito objetiva compartilhar alguns resultados da tese de doutoramento Elementos para uma Teoria Enunciativa da Educação Popular. No plano teórico/metodológico a análise toma por base algumas das ideias de Michel Foucault (2008) e está centrada nos elementos constitutivos em um conjunto de enunciados da EP. Dessa análise resulta a ideia de que o discurso atravessa a camada linguística e sócio-histórica desses enunciados. Verifica-se que o discurso analisado produz modos de falar, de articular e de escrever sobre EP, identificáveis mediante uma série de signos, vinculados à EP. Os resultados apontam, portanto, que o discurso da EP na América Latina se assenta em uma série de princípios éticos, políticos e epistemológicos que lhe conferem um modo de existência particular.Referências
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