Prolegômenos de uma teoria enunciativa da educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443454

Palavras-chave:

Educação Popular, Análise Arqueológica do Discurso, Teoria Enunciativa

Resumo

A Educação Popular (EP) é uma pedagogia que aparece na teia social da América Latina. Do ponto de vista da experiência histórica, seus princípios sustentam os trabalhos de base nos anos 1960 e 1970, conforme Freire (1987), Brandão (2006) e Carrillo (2013) afirmam. Este escrito objetiva compartilhar alguns resultados da tese de doutoramento Elementos para uma Teoria Enunciativa da Educação Popular. No plano teórico/metodológico a análise toma por base algumas das ideias de Michel Foucault (2008) e está centrada nos elementos constitutivos em um conjunto de enunciados da EP. Dessa análise resulta a ideia de que o discurso atravessa a camada linguística e sócio-histórica desses enunciados. Verifica-se que o discurso analisado produz modos de falar, de articular e de escrever sobre EP, identificáveis mediante uma série de signos, vinculados à EP. Os resultados apontam, portanto, que o discurso da EP na América Latina se assenta em uma série de princípios éticos, políticos e epistemológicos que lhe conferem um modo de existência particular.

Biografia do Autor

Marcos Angelus Miranda de Alcantara, Universidade Federal da Paraíba

Docente vinculado à area de Gestão Educacional, lotado no Departamento de Habilitações Pedagógicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor (2017), Mestre em Educação (2013) e Graduado em Pedagogia (2011), pela UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos no cenário brasileiro, desde 2011.

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo; Doutor em Educação; Professor da Graduação e Pós-graduação em Educação da UFPB, lotado no Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de educação, Campus I; Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos – GEPEJA; Editor-chefe da Revista Discurso & Imagem Visual em Educação – RDIVE. Intregrante da Linha de Pesquisa do PPGE-UFPB Estudos culturais em Educação.

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Publicado

2021-11-04

Como Citar

Alcantara, M. A. M. de, & Carlos, E. J. (2021). Prolegômenos de uma teoria enunciativa da educação popular. Educação, 46(1), e101/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644443454

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