Educação popular na América Latina e questão social: da desigualdade à resistência
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644424126Palavras-chave:
Educação popular. América Latina. Questão Social.Resumo
Este estudo tem como temática central a educação popular no contexto latino-americano. O objetivo do trabalho é contextualizar a educação popular na América Latina evidenciando suas possíveis interfaces com a questão social em suas dimensões constitutivas: a desigualdade e também a resistência. Para alcançar tal objetivo, optou-se pela revisão bibliográfica, cabendo ressaltar que o trabalho se pauta pela perspectiva teórica histórico-crítica. Identifica-se na educação popular, emergente no contexto em foco, contribuições para a tomada de consciência e emancipação humana. Espera-se que as considerações aqui trazidas, ao não encerrarem o debate em torno da temática, possam contribuir para o estabelecimento de novas reflexões capazes de problematizar com maior propriedade nossa história e, por isso melhor compreender nosso presente e pensar nos limites e possibilidades para nosso futuro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________