Educação popular na América Latina e questão social: da desigualdade à resistência

Autores

  • Geraldo Antonio Da Rosa Universidade de Caxias do Sul
  • Daniela Quadros da Silva Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424126

Palavras-chave:

Educação popular. América Latina. Questão Social.

Resumo

Este estudo tem como temática central a educação popular no contexto latino-americano. O objetivo do trabalho é contextualizar a educação popular na América Latina evidenciando suas possíveis interfaces com a questão social em suas dimensões constitutivas: a desigualdade e também a resistência. Para alcançar tal objetivo, optou-se pela revisão bibliográfica, cabendo ressaltar que o trabalho se pauta pela perspectiva teórica histórico-crítica. Identifica-se na educação popular, emergente no contexto em foco, contribuições para a tomada de consciência e emancipação humana. Espera-se que as considerações aqui trazidas, ao não encerrarem o debate em torno da temática, possam contribuir para o estabelecimento de novas reflexões capazes de problematizar com maior propriedade nossa história e, por isso melhor compreender nosso presente e pensar nos limites e possibilidades para nosso futuro.

Biografia do Autor

Geraldo Antonio Da Rosa, Universidade de Caxias do Sul

Possui Graduação em Estudos Sociais - Fundação Educacional de Brusque (1982), Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2007- conceito 7 CAPES). Foi Diretor e Vice-diretor Acadêmico da Universidade do Contestado-Campus de Curitibanos-SC. Trabalhou como docente de carreira na Rede Pública Estadual do Estado de Mato Grosso tendo sido Diretor da Escola Estadual de 1º e 2º Graus "Prefeito Mário Abraão Nassarden", em Nobres-MT. Foi professor e assessor pedagógico do Colégio Maria Imaculada e do Colégio Profissional JK, em Curitibanos-SC. Participou como membro tendo sido presidente do Conselho Municipal de Educação de Curitibanos/SC. Foi professor da Fundação Universidade do Contestado (UnC) e atualmente é professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense-UNIPLAC. Coordenou a Linha de Pesquisa 1 do Programa de Mestrado em Educação da UNIPLAC: Políticas e Processos Formativos em Educação, Membro da Câmara de Pós Graduação da Universidade e do Conselho Universitário da UNIPLAC (2011-2012). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Básica GEPEB, pesquisador do grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - GPFORMA (UFSM), que envolve 7 instituições (UFSM/UNIPLAC/UnC/UnB/UNIPAMPA/URI/Santiago-RS e IFFarroupilha). Realizou missão de intercâmbio acadêmico na Universidade Carlos III, de Madri, em abril de 2014. Foi Vice-Coordenador do Mestrado em Educação e Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - Lages/SC. Exerceu a função de Conselheiro Universitário _ CONSUNI da UNIPLAC, entre 14/05/2012 a 27/02/2015. Atua na pesquisa nos seguintes temas: formação de professores, educação popular, messianismo e movimentos sociais. Faz parte do Comitê Científico Internacional da Revista Eletrónica Educare da Universidade Nacional de Costa Rica. Concluiu Estágio Pós-Doutoral na Espanha, Universidade Carlos III -UC3M- GETAFE- Comunidade de Madri. Foi docente pesquisador do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense em Lages-SC, até o mês de fevereiro de 2016. Participa como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Internacional, vinculado à Universidade Autónoma de Madri. PR-16 Formación del Profesorado, Innovación y Complejidad en Educación? (FORPROICE). Atualmente é docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul-UCS

Daniela Quadros da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Atualmente é mestranda e bolsista CAPES em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, estando vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação. Possui graduação em Serviço Social pela mesma instituição (2015). Estuda especialmente os seguintes temas: educação, educação popular, questão social e movimentos sociais.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Da Rosa, G. A., & da Silva, D. Q. (2017). Educação popular na América Latina e questão social: da desigualdade à resistência. Educação, 42(2), 319–332. https://doi.org/10.5902/1984644424126

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua