Popular education in latin america and the social question: of inequality to the resistance

Authors

  • Geraldo Antonio Da Rosa Universidade de Caxias do Sul
  • Daniela Quadros da Silva Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424126

Keywords:

Popular education, Latin America, Social Question.

Abstract

This study has as its central theme the popular education in the Latin American context. The objective is to contextualize the popular education in Latin America, demonstrating its possible interfaces with the social question in its constitutive dimensions: inequality and also resistance. To achieve this goal, was opted for the literature review, fitting to emphasize that the work is guided by the historical-critical theoretical perspective. Identifies in popular education, emerging in the context in focus, contributions to the awareness and human emancipation. It is expected that the considerations here brought to close the debate on the subject, can contribute to the establishment of new reflections able to discuss with our history's largest property and therefore better understand our present and think about the limits and possibilities for our future.

Author Biographies

Geraldo Antonio Da Rosa, Universidade de Caxias do Sul

Possui Graduação em Estudos Sociais - Fundação Educacional de Brusque (1982), Mestrado em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2000) e Doutorado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2007- conceito 7 CAPES). Foi Diretor e Vice-diretor Acadêmico da Universidade do Contestado-Campus de Curitibanos-SC. Trabalhou como docente de carreira na Rede Pública Estadual do Estado de Mato Grosso tendo sido Diretor da Escola Estadual de 1º e 2º Graus "Prefeito Mário Abraão Nassarden", em Nobres-MT. Foi professor e assessor pedagógico do Colégio Maria Imaculada e do Colégio Profissional JK, em Curitibanos-SC. Participou como membro tendo sido presidente do Conselho Municipal de Educação de Curitibanos/SC. Foi professor da Fundação Universidade do Contestado (UnC) e atualmente é professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense-UNIPLAC. Coordenou a Linha de Pesquisa 1 do Programa de Mestrado em Educação da UNIPLAC: Políticas e Processos Formativos em Educação, Membro da Câmara de Pós Graduação da Universidade e do Conselho Universitário da UNIPLAC (2011-2012). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Básica GEPEB, pesquisador do grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - GPFORMA (UFSM), que envolve 7 instituições (UFSM/UNIPLAC/UnC/UnB/UNIPAMPA/URI/Santiago-RS e IFFarroupilha). Realizou missão de intercâmbio acadêmico na Universidade Carlos III, de Madri, em abril de 2014. Foi Vice-Coordenador do Mestrado em Educação e Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - Lages/SC. Exerceu a função de Conselheiro Universitário _ CONSUNI da UNIPLAC, entre 14/05/2012 a 27/02/2015. Atua na pesquisa nos seguintes temas: formação de professores, educação popular, messianismo e movimentos sociais. Faz parte do Comitê Científico Internacional da Revista Eletrónica Educare da Universidade Nacional de Costa Rica. Concluiu Estágio Pós-Doutoral na Espanha, Universidade Carlos III -UC3M- GETAFE- Comunidade de Madri. Foi docente pesquisador do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense em Lages-SC, até o mês de fevereiro de 2016. Participa como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Internacional, vinculado à Universidade Autónoma de Madri. PR-16 Formación del Profesorado, Innovación y Complejidad en Educación? (FORPROICE). Atualmente é docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul-UCS

Daniela Quadros da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Atualmente é mestranda e bolsista CAPES em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, estando vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação. Possui graduação em Serviço Social pela mesma instituição (2015). Estuda especialmente os seguintes temas: educação, educação popular, questão social e movimentos sociais.

Published

2017-08-31

How to Cite

Da Rosa, G. A., & da Silva, D. Q. (2017). Popular education in latin america and the social question: of inequality to the resistance. Education, 42(2), 319–332. https://doi.org/10.5902/1984644424126

Issue

Section

Continuous Demand