O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA UTILIZANDO O ZOOM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

Relato de Experiência, Zoom Vídeo conferência, EFL.

Resumo

No ano de 2020, as restrições de distanciamento social impostas pela pandemia da Covid-19 confirmaram a demanda por alternativas para o ensino de língua Inglesa. Um campo já crescente de pesquisa em tecnologias aplicadas à educação foi impulsionado pela necessidade urgente de promover um ambiente síncrono para as aulas. Em vista disso, vários softwares de videoconferência tornaram-se uma alternativa viável para ser explorada em instituições educacionais. Neste artigo, o nosso objetivo é relatar experiências com relação ao uso do software de videoconferência Zoom como plataforma para mediar o ensino do Inglês como língua adicional no contexto do ensino em aulas individuais e em grupo, de maneira a atender à demanda de escolas privadas no Brasil. Para isso, descrevemos dois estudos de caso, os distintos contextos de ensino e como os professores envolvidos propuseram o uso da plataforma Zoom em suas práticas de ensino. Para melhor explorar a ferramenta, foi feita análise inicial do software com base em estudos prévios, avaliando critérios linguísticos, pedagógicos, experiência do usuário e tecnológicos de modo a identificar aspectos positivos e negativos da plataforma. Os resultados indicam que o Zoom tem contribuído de forma positiva para mediar e aprimorar o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, tanto dos professores quanto dos alunos. Com relação à experiência de ensino remoto, a ferramenta possui características que podem potencializar o trabalho colaborativo e a interação do aluno pelo seu envolvimento em diferentes atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Cristina dos Reis, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professora associada no Curso de Letras-Inglês, pesquisadora e docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede, na UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Ricardo Rudolfo Bock, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professor de Inglês, Mestrando no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Tecnologias em Rede, na UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Anderson Jose Machado Linck, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS.

Professor de Inglês, Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede, pela UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

ALMEIDA, P.; VIERA, M.; AMORIN, M. (Org.). Tecnologias Digitais e Formação Docente, 1º ed., Campinas, São Paulo: Editora Pontes, 2020.

GERVASIO, J. R. R. Investigação da Customização da Plataforma AVA Moodle para uso no Ensino de Línguas a distância. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Redes). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, p.103, 2019.

LEFFA, V. J. et al. Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020.

MARTIN, O. What we know about videoconferencing with Jitsi Meet. Freedom of the Press Foundation, 2020. Available at: https://freedom.press/training/blog/what-we-know-jitsi-meet/. Acesso em: 13 de Mar, 2021.

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

NUNAN, D. Collaborative Language Learning and Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.

PAIVA, V. L. M. O. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da Abralin, v. 18, n. 1, p. 02-26, 2019.

REIS, S. C.; GOMES, A. F. Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Calidoscópio, v. 12, p. 367-379, 2014.

REIS, S. C. Ensino de produção oral em língua inglesa por meio de podcast: relatando uma experiência com alunos do ensino fundamental. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 21, p. 180-201, 2017.

REIS, S. C.; GODOY, F. Material didático digital do E-3D com os recursos H5P e Level UP do Moodle: um estudo de caso de investigação. Revista Tecnologias na Educação, v. 32, p. 1-13, 2019.

ROSELL-AGUILAR, F. State of the App: a taxonomy and Framework for evaluating language learning mobile applications. Calico Journal (Online), v. 34, n. 2, p. 243-258, 2017.

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Reis, S. C. dos, Bock, R. R., & Linck, A. J. M. (2021). O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA UTILIZANDO O ZOOM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e18/01–14. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/65509

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)