O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA UTILIZANDO O ZOOM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Palavras-chave:
Relato de Experiência, Zoom Vídeo conferência, EFL.Resumo
No ano de 2020, as restrições de distanciamento social impostas pela pandemia da Covid-19 confirmaram a demanda por alternativas para o ensino de língua Inglesa. Um campo já crescente de pesquisa em tecnologias aplicadas à educação foi impulsionado pela necessidade urgente de promover um ambiente síncrono para as aulas. Em vista disso, vários softwares de videoconferência tornaram-se uma alternativa viável para ser explorada em instituições educacionais. Neste artigo, o nosso objetivo é relatar experiências com relação ao uso do software de videoconferência Zoom como plataforma para mediar o ensino do Inglês como língua adicional no contexto do ensino em aulas individuais e em grupo, de maneira a atender à demanda de escolas privadas no Brasil. Para isso, descrevemos dois estudos de caso, os distintos contextos de ensino e como os professores envolvidos propuseram o uso da plataforma Zoom em suas práticas de ensino. Para melhor explorar a ferramenta, foi feita análise inicial do software com base em estudos prévios, avaliando critérios linguísticos, pedagógicos, experiência do usuário e tecnológicos de modo a identificar aspectos positivos e negativos da plataforma. Os resultados indicam que o Zoom tem contribuído de forma positiva para mediar e aprimorar o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, tanto dos professores quanto dos alunos. Com relação à experiência de ensino remoto, a ferramenta possui características que podem potencializar o trabalho colaborativo e a interação do aluno pelo seu envolvimento em diferentes atividades.Downloads
Referências
ALMEIDA, P.; VIERA, M.; AMORIN, M. (Org.). Tecnologias Digitais e Formação Docente, 1º ed., Campinas, São Paulo: Editora Pontes, 2020.
GERVASIO, J. R. R. Investigação da Customização da Plataforma AVA Moodle para uso no Ensino de Línguas a distância. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Redes). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, p.103, 2019.
LEFFA, V. J. et al. Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em linguística aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020.
MARTIN, O. What we know about videoconferencing with Jitsi Meet. Freedom of the Press Foundation, 2020. Available at: https://freedom.press/training/blog/what-we-know-jitsi-meet/. Acesso em: 13 de Mar, 2021.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
NUNAN, D. Collaborative Language Learning and Teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
PAIVA, V. L. M. O. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da Abralin, v. 18, n. 1, p. 02-26, 2019.
REIS, S. C.; GOMES, A. F. Podcasts para o ensino de Língua Inglesa: análise e prática de Letramento Digital. Calidoscópio, v. 12, p. 367-379, 2014.
REIS, S. C. Ensino de produção oral em língua inglesa por meio de podcast: relatando uma experiência com alunos do ensino fundamental. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 21, p. 180-201, 2017.
REIS, S. C.; GODOY, F. Material didático digital do E-3D com os recursos H5P e Level UP do Moodle: um estudo de caso de investigação. Revista Tecnologias na Educação, v. 32, p. 1-13, 2019.
ROSELL-AGUILAR, F. State of the App: a taxonomy and Framework for evaluating language learning mobile applications. Calico Journal (Online), v. 34, n. 2, p. 243-258, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.