Dinamicas e jogos educativos como ferramenta para a preservação dos recursos ambientais
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130810950Palavras-chave:
Educação, Sensibilização ambiental, Ensino-aprendizagemResumo
Os recursos ambientais vêm passando por um processo de deterioração constante e vem fazendo uma grande degradação nos ecossistemas naturais. Um dos grandes problemas da atualidade é a grande quantidade de resíduos. O objetivo do trabalho foi sensibilizar os educandos de forma extrovertida com aulas ativas para desenvolver o senso críticos sobre as questões ambientais buscando desenvolver soluções para os problemas ambientais. O trabalho foi realizado no Educandário Aprendendo a Aprender, escola particular de ensino fundamental do município de Bananeiras-PB. Os sujeitos da pesquisa foi uma turma de quinze alunos do 5º ano do Ensino fundamental. O mesmo ocorreu nos meses de Novembro a Dezembro de 2012. As metodologias utilizadas foram dinâmicas com: balões, caça-palavra e quebra-cabeça para desenvolver temáticas ambientais com os educandos. A dinâmica dos balões facilitou o dialogo em sala estimulando os mesmos a falar, questionar e dar sua opinião. Os quebra-cabeças permitiu aos alunos fazerem uma reflexão acerca da poluição da água e do solo, do lixo que é exposto na natureza, às vantagens da coleta seletiva para reciclar os materiais e o tempo que alguns materiais levam para se decompor. Além disso, o caça-palavras despertou nos educando o espirito de trabalho em equipe, atitude fundamental para uma mudança de comportamento da sociedade. Conclui-se que os jogos e dinâmicas contribuíram para o processo de valorização e formação de uma consciência ambiental dos educandos, ajudando na modificação de comportamentos e facilitaram a assimilação dos conteúdos pelos educandos de forma extrovertida.
Downloads
Referências
BREDA, T. V.; PICANÇO, J. L. A educação ambiental a partir de jogos: aprendendo de forma prazerosa e espontânea. In: II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade UFG/IESA/NUPEAT, 2011, Goiânia-GO.
CARVALHO, E. M.; CHACUR, M. M. Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental vol. 28, p.274-288, 2012.
DALRI, S. A. Educação ambiental como parceria na educação tradicional: uma proposta de jogos ambientais – utilizando o lúdico e o pedagógico para a defesa do meio ambiente. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer, GoiâniaGO, vol.6, n.9, p.1-15, 2010.
MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SILVA, R. V. RAUBER S. C. EICKHOFF, A. P. N. BARBOSA, I. G. GUARIM NETO, G. Educação
ambiental em espaços escolarizados: um estudo de caso na escola municipal Santos Dumont Cácere
-MT, Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental vol. 26, p.61-75, 2011.
SCHUMANN, S. C.; PINHEIRO, D. K.; Novas formas de brincar respeitando a natureza: um trabalho de reciclagem na educação infantil. Monografias Ambientais vol.4, n°4, p. 607-615, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.