EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A AGROECOLOGIA: UMA PRÁTICA INOVADORA NO PROCESSO EDUCATIVO NO EDUCANDARIO APRENDENDO A APRENDER, BANANEIRAS-PB

Adailza Guilherme da Silva, Maria José Ramos da Silva, Alian Cássio Pereira Cavalcante, Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz

Resumo


A educação ambiental é o principal instrumento para moldar esta nova forma de ver e de sentir o mundo ao nosso redor. Desta forma objetivou- se trabalhar a educação ambiental e a agroecologia de forma precisa, enfatizando o lixo como um dos principais problemas ambientais da atualidade através da sensibilização dos educandos. O trabalho foi realizado no Educandário Aprendendo a Aprender, na turma do 5º ano do ensino fundamental, consistindo na exposição de aulas teórica, evidenciando o uso de dinâmicas, seguida de práticas com oficinas de reciclagem, e aplicação de questionários semiestruturado. Constatou-se que a educação ambiental e a agroecologia é hoje o instrumento eficaz e necessário para a sensibilização dos educandos, permitindo criar e aplicar formas sustentáveis de interações com a natureza. Esta possibilitou a visualização do nível de conhecimentos dos entrevistados e seu posterior compromisso com os recursos ambientais.

 


Palavras-chave


Educação, Espaço Escolarizado, Recursos Ambientais

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236130810702

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