PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS AMBIENTAIS ÁGUA E SOLO: PROMOVENDO A SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA JOÃO PAULO II, BANANEIRAS-PB

Alian Cássio Pereira Cavalcante, Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz, Adailza Guilherme da Silva, Aliane Pereira Cavalcante

Resumo


Diante da carência de sensibilidade da maioria das pessoas frente ao solo e água, a educação formal se faz ainda mais necessária, no sentido de se promover uma mudança de valores e atitudes. O objetivo deste trabalho foi discutir a importância da conservação do solo e da água, enfatizando o valor da cobertura vegetal, a decomposição da matéria orgânica e os microrganismos decompositores presentes no solo que proporcionam a manutenção da biodiversidade no solo e importância da água para os seres vivos. O trabalho foi desenvolvido por meio do projeto Caravana do sistema ar-água-solo e plantas pelas escolas públicas do polo da Borborema com auxílio da Experimentoteca. Sendo desenvolvido através de aulas teórico-práticas acompanhada de exercícios no final de cada aula para verificação da assimilação dos conteúdos. O trabalho foi desenvolvido com 74 alunos, com faixa etária entre 11 e 20 anos e gênero de 60% feminino e 40% masculino.  Quando perguntado sobre os problemas ambientais, os mesmos nas suar respostas demonstraram conhecer algo sobre os temas trabalhados nas aulas. Com este trabalho foi possível explicar a importância da conservação do solo e da água a partir de metodologias que integrem a teoria com a prática, utilizando alternativas sustentáveis para que a escola tenha condições de desenvolver a partir de materiais recicláveis, nova maneira de ensinar, desenvolvendo nos alunos uma consciência reflexiva a respeito das questões ambientais.


Palavras-chave


Educação, Espaço Escolarizado, Meio ambiente

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236130810908

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