DINAMICAS E JOGOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS AMBIENTAIS

Alian Cássio Pereira Cavalcante, Adailza Guilherme da Silva, Maria José Ramos da Silva

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/2236130810950

Os recursos ambientais vêm passando por um processo de deterioração constante e vem fazendo uma grande degradação nos ecossistemas naturais. Um dos grandes problemas da atualidade é a grande quantidade de resíduos. O objetivo do trabalho foi sensibilizar os educandos de forma extrovertida com aulas ativas para desenvolver o senso críticos sobre as questões ambientais buscando desenvolver soluções para os problemas ambientais. O trabalho foi realizado no Educandário Aprendendo a Aprender, escola particular de ensino fundamental do município de Bananeiras-PB. Os sujeitos da pesquisa foi uma turma de quinze alunos do 5º ano do Ensino fundamental. O mesmo ocorreu nos meses de Novembro a Dezembro de 2012. As metodologias utilizadas foram dinâmicas com: balões, caça-palavra e quebra-cabeça para desenvolver temáticas ambientais com os educandos. A dinâmica dos balões facilitou o dialogo em sala estimulando os mesmos a falar, questionar e dar sua opinião. Os quebra-cabeças permitiu aos alunos fazerem uma reflexão acerca da poluição da água e do solo, do lixo que é exposto na natureza, às vantagens da coleta seletiva para reciclar os materiais e o tempo que alguns materiais levam para se decompor. Além disso, o caça-palavras despertou nos educando o espirito de trabalho em equipe, atitude fundamental para uma mudança de comportamento da sociedade. Conclui-se que os jogos e dinâmicas contribuíram para o processo de valorização e formação de uma consciência ambiental dos educandos, ajudando na modificação de comportamentos e facilitaram a assimilação dos conteúdos pelos educandos de forma extrovertida.


Palavras-chave


educação, sensibilização ambiental, ensino-aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236130810950

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.