Dinamicas e jogos educativos como ferramenta para a preservação dos recursos ambientais

Autores/as

  • Alian Cássio Pereira Cavalcante Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB
  • Adailza Guilherme da Silva Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB
  • Maria José Ramos da Silva Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130810950

Palabras clave:

Educação, Sensibilização ambiental, Ensino-aprendizagem

Resumen

Os recursos ambientais vêm passando por um processo de deterioração constante e vem fazendo uma grande degradação nos ecossistemas naturais. Um dos grandes problemas da atualidade é a grande quantidade de resíduos. O objetivo do trabalho foi sensibilizar os educandos de forma extrovertida com aulas ativas para desenvolver o senso críticos sobre as questões ambientais buscando desenvolver soluções para os problemas ambientais. O trabalho foi realizado no Educandário Aprendendo a Aprender, escola particular de ensino fundamental do município de Bananeiras-PB. Os sujeitos da pesquisa foi uma turma de quinze alunos do 5º ano do Ensino fundamental. O mesmo ocorreu nos meses de Novembro a Dezembro de 2012. As metodologias utilizadas foram dinâmicas com: balões, caça-palavra e quebra-cabeça para desenvolver temáticas ambientais com os educandos. A dinâmica dos balões facilitou o dialogo em sala estimulando os mesmos a falar, questionar e dar sua opinião. Os quebra-cabeças permitiu aos alunos fazerem uma reflexão acerca da poluição da água e do solo, do lixo que é exposto na natureza, às vantagens da coleta seletiva para reciclar os materiais e o tempo que alguns materiais levam para se decompor. Além disso, o caça-palavras despertou nos educando o espirito de trabalho em equipe, atitude fundamental para uma mudança de comportamento da sociedade. Conclui-se que os jogos e dinâmicas contribuíram para o processo de valorização e formação de uma consciência ambiental dos educandos, ajudando na modificação de comportamentos e facilitaram a assimilação dos conteúdos pelos educandos de forma extrovertida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alian Cássio Pereira Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB

Licenciando em Ciências Agrárias na Universidade Federal da Paraíba, Campus III, Bananeiras-PB.

Adailza Guilherme da Silva, Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB

Graduanda de Bacharelado em Agroecologia na Universidade Federal da Paraíba. , Campus III, Bananeiras-PB.

Maria José Ramos da Silva, Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias e (Agroecologia) na Universidade Federal da Paraíba, Campus III, Bananeiras-PB.

Citas

BREDA, T. V.; PICANÇO, J. L. A educação ambiental a partir de jogos: aprendendo de forma prazerosa e espontânea. In: II SEAT – Simpósio de Educação Ambiental e Transdisciplinaridade UFG/IESA/NUPEAT, 2011, Goiânia-GO.

CARVALHO, E. M.; CHACUR, M. M. Jogo ecológico: instrumentação didática na construção de conceitos socioambientais para alunos do ensino básico. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental vol. 28, p.274-288, 2012.

DALRI, S. A. Educação ambiental como parceria na educação tradicional: uma proposta de jogos ambientais – utilizando o lúdico e o pedagógico para a defesa do meio ambiente. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer, GoiâniaGO, vol.6, n.9, p.1-15, 2010.

MOYLES, J. R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SILVA, R. V. RAUBER S. C. EICKHOFF, A. P. N. BARBOSA, I. G. GUARIM NETO, G. Educação

ambiental em espaços escolarizados: um estudo de caso na escola municipal Santos Dumont Cácere

-MT, Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental vol. 26, p.61-75, 2011.

SCHUMANN, S. C.; PINHEIRO, D. K.; Novas formas de brincar respeitando a natureza: um trabalho de reciclagem na educação infantil. Monografias Ambientais vol.4, n°4, p. 607-615, 2011.

Publicado

2014-03-14

Cómo citar

Cavalcante, A. C. P., Silva, A. G. da, & Silva, M. J. R. da. (2014). Dinamicas e jogos educativos como ferramenta para a preservação dos recursos ambientais. Revista Monografias Ambientais, 13(2), 3049–3054. https://doi.org/10.5902/2236130810950

Número

Sección

ARTIGOS