Educação ambiental e a agroecologia: uma prática inovadora no processo educativo no educandario aprendendo a aprender, Bananeiras - PB

Autores/as

  • Adailza Guilherme da Silva Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB
  • Maria José Ramos da Silva Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB
  • Alian Cássio Pereira Cavalcante Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB
  • Belísia Lúcia Moreira Toscano Diniz Universidade Federal da Paraíba, Bananeiras, PB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130810702

Palabras clave:

Educação, Espaço Escolarizado, Recursos Ambientais

Resumen

A educação ambiental é o principal instrumento para moldar esta nova forma de ver e de sentir o mundo ao nosso redor. Desta forma objetivou- se trabalhar a educação ambiental e a agroecologia de forma precisa, enfatizando o lixo como um dos principais problemas ambientais da atualidade através da sensibilização dos educandos. O trabalho foi realizado no Educandário Aprendendo a Aprender, na turma do 5º ano do ensino fundamental, consistindo na exposição de aulas teórica, evidenciando o uso de dinâmicas, seguida de práticas com oficinas de reciclagem, e aplicação de questionários semiestruturado. Constatou-se que a educação ambiental e a agroecologia é hoje o instrumento eficaz e necessário para a sensibilização dos educandos, permitindo criar e aplicar formas sustentáveis de interações com a natureza. Esta possibilitou a visualização do nível de conhecimentos dos entrevistados e seu posterior compromisso com os recursos ambientais.

 

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Publicado

2014-02-17

Cómo citar

Silva, A. G. da, Silva, M. J. R. da, Cavalcante, A. C. P., & Diniz, B. L. M. T. (2014). Educação ambiental e a agroecologia: uma prática inovadora no processo educativo no educandario aprendendo a aprender, Bananeiras - PB. Revista Monografias Ambientais, 13(13), 2818–2827. https://doi.org/10.5902/2236130810702

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