Educação ambiental e construção civil: práticas de gestão de resíduos em Foz do Iguaçu-PR

Autores

  • Juliana Pires Frigo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Djalma Silva da Silveira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613085678

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Resíduos, Conscientização

Resumo

Atualmente uma das grandes preocupações a nível mundial é com a preservação do meio ambiente, dentre estas à geração de resíduos urbanos. Os resíduos têm grande relação com a história da humanidade, pois sempre estiveram presentes no cotidiano populacional, com o constante processo de urbanização acarretou o aumento nos índices da construção civil, tais demandas por novos espaços construídos trouxeram também novos problemas ambientais para os centros urbanos como, por exemplo, o destino final ou aproveitamento adequado dos resíduos da construção civil. O estudo visa principalmente, promover a conscientização quanto à importância da educação ambiental a cerca dos resíduos gerados pela construção civil. Para tanto foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento fotográfico sendo possível identificar os principais destinos dos resíduos da construção civil e, a confecção de um folheto técnico que se caracteriza como uma prática de educação dirigida ao meio ambiente, sendo dialética e aplicada combinando elementos científicos e teóricos, resultando na aplicação e explanação do assunto através do folheto em quinze obras na cidade de Foz do Iguaçu-PR, obtendo êxito em sua aplicação, por possuir uma linguagem adequada, de fácil entendimento no que se refere às questões ambientais, possibilitando total compreensão por parte dos profissionais e população em geral. Esta prática como forma de educação tem papel fundamental, pois é possível contribuir com a sensibilização dos indivíduos e na transformação de suas práticas cotidianas, destacando que tais informações não podem ser passadas como simplesmente transferência de conhecimento é necessário que se estabeleça um diálogo, uma comunicação.

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Publicado

2012-09-08

Como Citar

Frigo, J. P., & Silveira, D. S. da. (2012). Educação ambiental e construção civil: práticas de gestão de resíduos em Foz do Iguaçu-PR. Revista Monografias Ambientais, 9(9), 1938–1952. https://doi.org/10.5902/223613085678

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