O sentido e o lugar do texto filosófico nas aulas de filosofia do Ensino Médio

Autores

  • Wilson José Vieira Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná
  • Geraldo Balduíno Horn Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065723828

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Textos Clássicos de Filosofia, Ensino Médio, Metodologia de Ensino

Resumo

O artigo mostra a importância do uso do texto de Filosofia nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. Os textos estão presentes nas salas de aula, mas nem sempre a formação do professor e as condições de trabalho lhe possibilitam utilizar o texto de maneira efetiva. A utilização do texto de filosofia de forma dinâmica, significativa e articulada à realidade cotidiana do estudante ainda é um desafio a ser enfrentado por maior parte dos professores. Como chegar às questões filosóficas de forma significativa e como desenvolver o “filosofar” com os estudantes e não apenas “ler” o texto de filosofia? Como encontrar o equilíbrio no uso do texto de Filosofia e não desenvolver no Ensino Médio uma espécie de propedêutico do curso de graduação em Filosofia? Essas são algumas das questões que serão abordadas no percurso desse artigo.

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Biografia do Autor

Wilson José Vieira, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Doutorando na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Geraldo Balduíno Horn, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

Professor na Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Vieira, W. J., & Horn, G. B. (2016). O sentido e o lugar do texto filosófico nas aulas de filosofia do Ensino Médio. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 1(2). https://doi.org/10.5902/2448065723828

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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