União metodológica uma possibilidade de leitura e escrita filosófica

Autores

  • Róbson da Rosa Barcelos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Vanderlei Vidal Zênero Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065724498

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino e aprendizagem, Leitura e escrita, Metodologia

Resumo

O presente panorama político-educacional sofreu mudanças com a obrigatoriedade do ensino de filosofia nas escolas de ensino médio do Brasil. Necessita-se pensar e re-pensar meios otimizadores do ensino de filosofia, onde leitura e escrita são os principais meios do pensamento filosófico perpassar a história. Destarte trabalhar com textos clássicos de filosofia; buscar novas metodologias eficientes ao ensino e aprendizagem filosóficos; e promover a interdisciplinariedade tornam-se capitais. Assim investigamos para descobrir metodologias originais para o ensino e aprendizagem de filosofia culminando em Porta (2002) e Gallo (2007). O segundo propõem quatro momentos: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Conforme Porta (2007) o leitor deve ser capaz traduzir e re-traduzi-lo, da seguinte forma: re-tradução semântico gramatical, re-tradução técnica, taxonomia semântica, re-tradução lógica e modalização veritativa. Durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência nas produções textuais dos estudantes observa-se as posições perante o autor e o esforço em defender suas crenças contra as teses. Assim os discentes clarificam seu posicionamento, ou seja, sua “modalização veritativa”. Portanto, mesmo existindo a distância temporal e linguística entre os alunos e os filósofos, isso não foi barreira para eles compreenderem o texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Róbson da Rosa Barcelos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Doutorando na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Vanderlei Vidal Zênero, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Graduado na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Referências

ASPIS, Renata Lima. Ensinar filosofia: um livro para professores/Renata Lima Aspis, Sílvio Gallo. – São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

COSSUTTA, Frédéric. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

FOLSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia filosófica. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

GALLO, Sílvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, René José Trentin; Goto, Roberto (Orgs.). Filosofia no Ensino Médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), Volume 1: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica, 2006.

OBIOLS, Guillermo A. Uma introdução ao ensino de filosofia. Ijuí: UNIJUÍ, 2002.

PORTA, Mario. Filosofia a partir de problemas. São Paulo: Loyola, 2002.

RODRIGO, Lidia Maria. Uma alternativa para o ensino de filosofia no nível médio. In: SILVEIRA, René José Trentin; Goto, Roberto (Orgs.). Filosofia no Ensino Médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.

________. Um sentido para o ensino de Filosofia no ensino médio. In: GALLO, Sílvio & KOHAN, Walter (orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, Vol. VI, 2000.

Downloads

Publicado

2017-02-09

Como Citar

Barcelos, R. da R., & Zênero, V. V. (2017). União metodológica uma possibilidade de leitura e escrita filosófica. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 2(2). https://doi.org/10.5902/2448065724498

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.