União metodológica uma possibilidade de leitura e escrita filosófica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065724498Palabras clave:
Filosofia, Ensino e aprendizagem, Leitura e escrita, MetodologiaResumen
O presente panorama político-educacional sofreu mudanças com a obrigatoriedade do ensino de filosofia nas escolas de ensino médio do Brasil. Necessita-se pensar e re-pensar meios otimizadores do ensino de filosofia, onde leitura e escrita são os principais meios do pensamento filosófico perpassar a história. Destarte trabalhar com textos clássicos de filosofia; buscar novas metodologias eficientes ao ensino e aprendizagem filosóficos; e promover a interdisciplinariedade tornam-se capitais. Assim investigamos para descobrir metodologias originais para o ensino e aprendizagem de filosofia culminando em Porta (2002) e Gallo (2007). O segundo propõem quatro momentos: sensibilização, problematização, investigação e conceituação. Conforme Porta (2007) o leitor deve ser capaz traduzir e re-traduzi-lo, da seguinte forma: re-tradução semântico gramatical, re-tradução técnica, taxonomia semântica, re-tradução lógica e modalização veritativa. Durante o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência nas produções textuais dos estudantes observa-se as posições perante o autor e o esforço em defender suas crenças contra as teses. Assim os discentes clarificam seu posicionamento, ou seja, sua “modalização veritativa”. Portanto, mesmo existindo a distância temporal e linguística entre os alunos e os filósofos, isso não foi barreira para eles compreenderem o texto.
Descargas
Citas
ASPIS, Renata Lima. Ensinar filosofia: um livro para professores/Renata Lima Aspis, Sílvio Gallo. – São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
COSSUTTA, Frédéric. Elementos para a leitura dos textos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FOLSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia filosófica. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GALLO, Sílvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, René José Trentin; Goto, Roberto (Orgs.). Filosofia no Ensino Médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), Volume 1: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica, 2006.
OBIOLS, Guillermo A. Uma introdução ao ensino de filosofia. Ijuí: UNIJUÍ, 2002.
PORTA, Mario. Filosofia a partir de problemas. São Paulo: Loyola, 2002.
RODRIGO, Lidia Maria. Uma alternativa para o ensino de filosofia no nível médio. In: SILVEIRA, René José Trentin; Goto, Roberto (Orgs.). Filosofia no Ensino Médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.
________. Um sentido para o ensino de Filosofia no ensino médio. In: GALLO, Sílvio & KOHAN, Walter (orgs.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, Vol. VI, 2000.