As possibilidades de pensar a educação e a formação docente pelo PIBID: experiência com as visualidades na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065786285

Palavras-chave:

PIBID, Filosofia, Experiência, Formação Docente

Resumo

O presente relato traz reflexões sobre como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) têm um papel importante na formação docente. Apresentamos dois relatos que emergem da atuação no PIBID de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizado no Colégio Estadual André Maurois e da Universidade Federal Fluminense realizado no Colégio Estadual Joaquim Távora e no Colégio Estadual Aurelino Leal. Pensar o ensino da filosofia como uma experiência intermediada por filmes é o ponto fulcral deste relato. Igualmente importante é o processo formativo docente que programas como PIBID proporcionam. Usamos como referência filósofos que se debruçam sobre o ensino da filosofia como experiência do pensamento, bem como documentos que nos permitem entender os objetivos da criação do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brunno Amâncio, Universidade Federal Fluminense

Atuo como Professor de Filosofia na Educação Básica e no Ensino Superior. Mestre em Educação pelo PPGEDU UFF, Licenciado e Bacharel em Filosofia pela UFF, graduando em Pedagogia pela FEBF UERJ e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação - NUFIPE UFF.

Carolina Romanazzi, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui licenciatura plena em Filosofia pela UFRJ (2015), Mestra em Filosofia e Ensino pelo Programa de Pós Graduação de Filosofia e Ensino CEFET-RJ(2018). Especialista em Educação, Trabalho e cultura profissional: multidimensionalidade da práxis docente na faculdade de Educação da UFF/ Niterói. Atualmente é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu e mebra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidade NUdes. Atuou como professora substituta do Colégio de Aplicação da UERJ. Foi professora voluntária no Pré-vestibular Social da Biblioteca do Engenho do Mato (2016), professora da SEEDUC/RJ no período 2019/2020 e professora de Filosofia na prefeitura de Duque de Caxias/RJ na rede FUNDEC (2021-2022). Atualmente é professora substituta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.Tem interesse na área da Filosofia contemporanea, ensino da Filosofia, a presença das mulheres na Filosofia e estudos sobre violênecia de gênero e seus atravessamentos no espaço escolar e não escolar.

Referências

ALVES, D. A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições na LDB. Prefácio de Sílvio Gallo. Campinas: Autores Associados/Fapesp, 2002.

ALVES, Dalton José. Metodologia da filosofia e do ensino de filosofia:tensões e confluências. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 41–53, 2015. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6183. Acesso em: 4 abr. 2024. DOI: 10.5585/eccos.n39.6183.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, 2009.

BUZZI RAUSH, Rita. Contribuições do PIBID à Formação Inicial de Professores na Compreensão de Licenciandos Bolsistas, Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME, v. 8, n. 2, p.620-641, mai./ago. 2013.

CERLLETI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

CABRERA, Júlio. O cinema Pensa: Uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

CESAR, Renata Paiva. O ensino de Filosofia no Brasil. Revista Pandora Brasil: “Filosofia, educação e virtude: o caminho para a felicidade", São Paulo, n. 38, p.1-11, jan. 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Editora: Paz e Terra 5 Ed.: 1996.

GALLO, Silvio. Ética e Cidadania: caminhos da filosofia (elementos para o ensino de filosofia). São Paulo: Papirus, 2000.

GALLO, Silvio.; Aspis, R. L. Ensinar Filosofia - um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.

GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Campinas: Papirus, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico colaborativo: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/9HMYtvM7bpRtzLv6XyvwBxw/?format=pdf&lang=PT. Acesso em 21 dez. 2023.

MARÇAL, K. I; CRUZ, T. de Mello R. Prefácio. In: TOMAZETTI, E. M. (Org.). Filosofia no Ensino Médio: experiências com cinema, teatro, leitura e escritura a partir do PIBID. São Leopoldo, RS: Oikos, 2012. p. 3-4.

MARCONDES, Danilo. É possível ensinar a filosofia? E, se possível como? In: KOHAN, W. (Org). Filosofia; caminhos para o seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Como Citar

Amâncio, B., & Romanazzi, C. (2024). As possibilidades de pensar a educação e a formação docente pelo PIBID: experiência com as visualidades na educação. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e4/1–17. https://doi.org/10.5902/2448065786285