As possibilidades de pensar a educação e a formação docente pelo PIBID: experiência com as visualidades na educação
DOI :
https://doi.org/10.5902/2448065786285Mots-clés :
PIBID, Filosofia, Experiência, Formação DocenteRésumé
O presente relato traz reflexões sobre como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) têm um papel importante na formação docente. Apresentamos dois relatos que emergem da atuação no PIBID de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizado no Colégio Estadual André Maurois e da Universidade Federal Fluminense realizado no Colégio Estadual Joaquim Távora e no Colégio Estadual Aurelino Leal. Pensar o ensino da filosofia como uma experiência intermediada por filmes é o ponto fulcral deste relato. Igualmente importante é o processo formativo docente que programas como PIBID proporcionam. Usamos como referência filósofos que se debruçam sobre o ensino da filosofia como experiência do pensamento, bem como documentos que nos permitem entender os objetivos da criação do programa.
Téléchargements
Références
ALVES, D. A filosofia no ensino médio: ambiguidades e contradições na LDB. Prefácio de Sílvio Gallo. Campinas: Autores Associados/Fapesp, 2002.
ALVES, Dalton José. Metodologia da filosofia e do ensino de filosofia:tensões e confluências. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 39, p. 41–53, 2015. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6183. Acesso em: 4 abr. 2024. DOI: 10.5585/eccos.n39.6183.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, 2009.
BUZZI RAUSH, Rita. Contribuições do PIBID à Formação Inicial de Professores na Compreensão de Licenciandos Bolsistas, Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME, v. 8, n. 2, p.620-641, mai./ago. 2013.
CERLLETI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
CABRERA, Júlio. O cinema Pensa: Uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
CESAR, Renata Paiva. O ensino de Filosofia no Brasil. Revista Pandora Brasil: “Filosofia, educação e virtude: o caminho para a felicidade", São Paulo, n. 38, p.1-11, jan. 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Editora: Paz e Terra 5 Ed.: 1996.
GALLO, Silvio. Ética e Cidadania: caminhos da filosofia (elementos para o ensino de filosofia). São Paulo: Papirus, 2000.
GALLO, Silvio.; Aspis, R. L. Ensinar Filosofia - um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia. Campinas: Papirus, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico colaborativo: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/9HMYtvM7bpRtzLv6XyvwBxw/?format=pdf&lang=PT. Acesso em 21 dez. 2023.
MARÇAL, K. I; CRUZ, T. de Mello R. Prefácio. In: TOMAZETTI, E. M. (Org.). Filosofia no Ensino Médio: experiências com cinema, teatro, leitura e escritura a partir do PIBID. São Leopoldo, RS: Oikos, 2012. p. 3-4.
MARCONDES, Danilo. É possível ensinar a filosofia? E, se possível como? In: KOHAN, W. (Org). Filosofia; caminhos para o seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.