As possibilidades de pensar a educação e a formação docente pelo PIBID: experiência com as visualidades na educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065786285

Palabras clave:

PIBID, Filosofia, Experiência, Formação Docente

Resumen

Este informe trae reflexiones sobre cómo el Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia del PIBID juega un papel importante en la formación docente. Presentamos dos informes que surgen de la actuación en el PIBID de Filosofía de la Universidad Federal de Río de Janeiro realizado en el Colégio Estadual André Maurois y de la Universidad Federal Fluminense realizado en el Colégio Estadual Joaquim Távora y el Colégio Estadual Aurelino Leal. Pensar la enseñanza de la filosofía como una experiencia mediada por películas es el punto central de este informe. Igualmente importante es el proceso de formación docente que ofrecen programas como PIBID. Utilizamos como referentes filósofos que se enfocan en la enseñanza de la filosofía como una experiencia de pensamiento, así como documentos que nos permiten comprender los objetivos de creación del programa.

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Biografía del autor/a

Brunno Amâncio, Universidade Federal Fluminense

Atuo como Professor de Filosofia na Educação Básica e no Ensino Superior. Mestre em Educação pelo PPGEDU UFF, Licenciado e Bacharel em Filosofia pela UFF, graduando em Pedagogia pela FEBF UERJ e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação - NUFIPE UFF.

Carolina Romanazzi, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui licenciatura plena em Filosofia pela UFRJ (2015), Mestra em Filosofia e Ensino pelo Programa de Pós Graduação de Filosofia e Ensino CEFET-RJ(2018). Especialista em Educação, Trabalho e cultura profissional: multidimensionalidade da práxis docente na faculdade de Educação da UFF/ Niterói. Atualmente é doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu e mebra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diferenças, Educação, Gênero e Sexualidade NUdes. Atuou como professora substituta do Colégio de Aplicação da UERJ. Foi professora voluntária no Pré-vestibular Social da Biblioteca do Engenho do Mato (2016), professora da SEEDUC/RJ no período 2019/2020 e professora de Filosofia na prefeitura de Duque de Caxias/RJ na rede FUNDEC (2021-2022). Atualmente é professora substituta da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.Tem interesse na área da Filosofia contemporanea, ensino da Filosofia, a presença das mulheres na Filosofia e estudos sobre violênecia de gênero e seus atravessamentos no espaço escolar e não escolar.

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Publicado

2024-04-26

Cómo citar

Amâncio, B., & Romanazzi, C. (2024). As possibilidades de pensar a educação e a formação docente pelo PIBID: experiência com as visualidades na educação. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 10(1), e4/1–17. https://doi.org/10.5902/2448065786285

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