As possibilidades de pensar a educação e a formação docente pelo PIBID: experiência com as visualidades na educação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065786285Palavras-chave:
PIBID, Filosofia, Experiência, Formação DocenteResumo
O presente relato traz reflexões sobre como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) têm um papel importante na formação docente. Apresentamos dois relatos que emergem da atuação no PIBID de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizado no Colégio Estadual André Maurois e da Universidade Federal Fluminense realizado no Colégio Estadual Joaquim Távora e no Colégio Estadual Aurelino Leal. Pensar o ensino da filosofia como uma experiência intermediada por filmes é o ponto fulcral deste relato. Igualmente importante é o processo formativo docente que programas como PIBID proporcionam. Usamos como referência filósofos que se debruçam sobre o ensino da filosofia como experiência do pensamento, bem como documentos que nos permitem entender os objetivos da criação do programa.
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