Ensino de Filosofia e Ensino de Ciências: um estranho silêncio
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065730757Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino de Filosofia, Filosofia da Ciência, Natureza da CiênciaResumo
Na área de ensino de filosofia, poucos trabalhos têm sido publicados com foco no ensino de filosofia da ciência. Contudo, na área de ensino de ciências, há amplo reconhecimento de que a introdução de elementos de filosofia da ciência na escola pode contribuir para a alfabetização científica. O argumento é de que não basta que os alunos aprendam conceitos científicos; eles devem aprender, também, sobre a atividade científica e o conhecimento científico por ela produzido, isto é, sobre a natureza da ciência (NdC). O presente artigo apresenta um breve panorama das pesquisas sobre o tema na área de ensino de ciências. Argumenta-se que, apesar da atual falta de comunicação entre as áreas de ensino de filosofia e ensino de ciências, um maior diálogo entre elas seria benéfico para ambas.Downloads
Referências
ALLCHIN, D. Evaluating knowledge of the nature of (whole) science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518–542, 2011. 26 Refilo – Revista Digital de Ensino de Filosofia | periodicos.ufsm.br/refilo | vol.4 n.1 – jan./jun. 2018
ALLCHIN, D. Teaching the Nature of Science: Perspectives & Resources. Saint Paul: SHiPS Education Press, 2013.
AZEVEDO, N. H.; SCARPA, D. L. Revisão Sistemática de Trabalhos sobre Concepções de Natureza da Ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 579–619, 2017.
DAGHER, Z. R.; ERDURAN, S. Reconceptualizing the Nature of Science for Science Education. Science & Education, v. 25, n. 1–2, p. 147–164, 2016.
DUSCHL, R. A.; GRANDY, R. Two Views About Explicitly Teaching Nature of Science. Science & Education, v. 22, n. 9, p. 2109–2139, 2013.
HODSON, D. Teaching and Learning about Science - Language, Theories, Methods, History, Traditions and Values. Rotterdam: Sense Publishers, 2009.
HODSON, D. Nature of Science in the Science Curriculum: Origin, Development, Implications and Shifting Emphases. In: MATTHEWS, M. R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Dordrecht:
Springer, 2014. p. 911–970.
IRZIK, G.; NOLA, R. A Family Resemblance Approach to the Nature of Science for Science Education. Science and Education, v. 20, n. 7, p. 591–607, 2011.
JENKINS, E. W. The “nature of science” in the school curriculum: the great survivor. Journal of Curriculum Studies, v. 45, n. 2, p. 132–151, 2013.
KAMPOURAKIS, K. The “general aspects” conceptualization as a pragmatic and effective means to introducing students to nature of science. Journal of Research in Science Teaching, v. 53, n. 5, p. 667–682, 2016.
KÖTTER, M.; HAMMANN, M. Controversy as a Blind Spot in Teaching Nature of Science - Why the Range of Different Positions Concerning Nature of Science Should Be an Issue in the Science Classroom. Science & Education, v. 26, n. 5, p. 451–482,
LEDERMAN, N. Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: A review of the research. Journal of research in science teaching, v. 29, n. 4, p. 331–359, 1992.
LEDERMAN, N. G. et al. Views of Nature of Science Questionnaire: Toward Valid and Meaningful Assessment of Learners’ Conceptions of Nature of Science. Journal of Research in Science Teaching, v. 39, n. 6, p. 497–521, 2002.
LEDERMAN, N. G. Nature of Science: Past, Present and future. In: ABELL, S. K.; LEDERMAN, N. G. (Eds.). Handbook Of Research On Science Education. New York and London: Routledge Taylor & Francis Group, 2007. p. 831–879.
LEDERMAN, N. G.; BARTOS, S. A.; LEDERMAN, J. S. The Development, Use, and 27 Refilo – Revista Digital de Ensino de Filosofia | periodicos.ufsm.br/refilo | vol.4 n.1 – jan./jun. 2018
Interpretation of Nature of Science Assessments. In: MATTHEWS, M. R. (Ed.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Dordrecht: Springer, 2014. p. 971–997.
MATTHEWS, M. R. Science Teaching: The Role of History and Philosophy of Science. New York and London: Routledge, 1994.
MATTHEWS, M. R. Thomas Kuhn’s Impact on Science Education: What Lessons Can Be Learned? Science Education, v. 88, n. 1, p. 90–118, 2004.
MATTHEWS, M. R. Changing the Focus: From Nature of Science (NOS) to Features of Science (FOS). In: KHINE, M. S. (Ed.). Advances in Nature of Science Research. Dordrecht: Springer, 2012. p. 3–26.
MATTHEWS, M. R. (ED.). International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching. Dordrecht: Springer, 2014.
MATTHEWS, M. R. Science Teaching The Contribution of History and Philosophy of Science 20th Anniversary Revised and Expanded Edition. 2nd. ed. New York: Routledge, 2015.
OLIVEIRA, T. L. T. O Ensino de Filosofia Pensado à Luz de Algumas Questões da Filosofia da Ciência. Revista Digital de Ensino de Filosofia, v. 3, n. 1, p. 91–106, 2017.
PLASTINO, C. E. O ensino de filosofia das ciências naturais no secundário. In: NETO, H. N. (Ed.). O Ensino da Filosofia no Segundo Grau. São Paulo: SEAF/ Sofia, 1986.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. DE. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59–77, 2011.
UNESCO. Philosophy A School of Freedom. Paris: [s.n.].
UNESCO. Teaching Philosophy in Latin America and the Caribbean. Paris: UNESCO, 2009.
UNESCO. Teaching Philosophy in Europe and North America. Paris: UNESCO, 2011.