Revista Digital de Ensino de Filosofia (ReFiLo): a mensageira santa-mariense da educação filosófica no Brasil
Digital Journal of Philosophy Teaching (ReFiLo): the Santa Maria messenger of philosophical education in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2448065769605Palavras-chave:
Revista Digital de Ensino de Filosofia, Produção científica, Educação filosóficaResumo
É bastante conhecida a interrogação do filósofo Immanuel Kant a respeito da possibilidade ou não de se ensinar filosofia. Partindo-se da premissa de que não é possível dissociar a filosofia de seu ensino, este artigo se propôs a responder a seguinte questão: de que maneira a Revista Digital de Ensino de Filosofia (ReFiLo) contribui para o debate e o fortalecimento da educação filosófica no Brasil? Para responder a esta pergunta, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, adotando-se a pesquisa bibliométrica para caracterizar a produção científica publicada pela revista entre 2015 e 2021. Os resultados do estudo indicaram que a ReFiLo difundiu 116 publicações, as quais 76% referem-se a artigos de periódicos científicos. Os dados revelaram, ainda, que essas publicações foram produzidas por 155 filósofos e filósofas da educação com formações acadêmicas variadas, especialmente nas áreas de filosofia e educação. Os resultados mostraram, também, que a pesquisa bibliográfica e a documental foram as mais utilizadas na construção dos trabalhos publicados pela ReFiLo. As 116 publicações geraram um total de 217 palavras-chave, que representaram o conteúdo filosófico-educacional dos trabalhos comunicados. Por fim, os dados sinalizaram que as 116 publicações foram escritas, sustentando-se teórica e metodologicamente, em 1.011 obras. Esta pesquisa concluiu que a ReFiLo se caracteriza por ser um periódico filosófico-educacional aberto e democrático que recepciona, avalia e publica reflexões sobre a educação filosófica produzida por autores/as com diferentes capitais filosófico-educacionais acumulados e que promovem os movimentos de resistências para manter a filosofia viva nos currículos escolares.
Downloads
Referências
ARAÚJO, C. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v. 12, n. 1, p. 11-32, jan/jun. 2006.
CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2009.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Tradução e organização de Roberto Machado. 4.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 20.ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MUELLER, S. P. M. A publicação da ciência: áreas científicas e seus canais preferenciais. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, fev. 2005.
NASCIMENTO; Christian Lindberg Lopes do; TOMAZETTI, Elisete M. Editorial. Revista Digital de Ensino de Filosofia. Santa Maria, v. 6, p.1- 4, 2020.
NORONHA, D. P. Estudos métricos da informação: primeiras aproximações. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, 2008.
QUALIS (novo) Capes. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/525/2021/05/QUALIS-NOVO.pdf>. Acesso em: 25 jun 2022.
SANTOS, Fernanda Gabriela Soares dos. Teoria feminista e ensino de filosofia. Revista Digital de Ensino de Filosofia. Santa Maria, ano. 5, n. 2, p.81- 88, jan./jul. 2019.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à Bolsonaro. São Paulo: Loyola, 2019.
TARGINO, M. G. Comunicação científica: uma visão de seus elementos básicos. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 1-25, 2000.
TOMAZETTI, Elisete M; BENETTI, Cláudia Cisiane. Editorial. Revista Digital de Ensino de Filosofia. Santa Maria, ano. 1, n. 1, p.1- 6, jan./jun. 2015.
TOMAZETTI, Elisete M; BENETTI, Cláudia Cisiane. Editorial. Revista Digital de Ensino de Filosofia. Santa Maria, ano. 2, n. 1, p.1- 5, jan./jun. 2016.
TOMAZETTI, Elisete M; BENETTI, Cláudia Cisiane; GALLINA, Simone Freitas da Silva. Editorial. Revista Digital de Ensino de Filosofia. Santa Maria, ano. 2, n. 2, p.1- 2, jul./dez. 2016.
VELHO, L. A ciência e seu público. Transinformação, Campinas, v. 9, n. 3, p. 15-32, set./dez. 1997.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.