Uma bússola para navegar pelo mar aberto e desafiante do ensino de Filosofia para adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065765705

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Prática pedagógica, Filosofia no Ensino Médio, Adolescentes e Jovens – Ensino.

Resumo

Trata-se da resenha bibliográfica do livro Lecionando Filosofia para adolescentes: práticas pedagógicas para o Ensino Médio, no qual o professor Renato Velloso colocou à disposição de seus colegas filósofos a sua experiência de mais de quinze anos enquanto professor da disciplina de Filosofia, lecionada para adolescentes e jovens de escolas públicas e privadas no país. A obra pode ser entendida como uma verdadeira bússola que permite aos professores e às professoras de Filosofia repensar sobre as suas práticas didáticas utilizadas para difundir conhecimentos filosóficos entre jovens e adolescentes. Através de uma linguagem clara, objetiva e direta, a obra disponibiliza um amplo conjunto de informações didáticas e metodológicas que contribui para ampliar o repertório educacional dos seus leitores, fazendo-os perceber o quanto a Filosofia pode ser pensada enquanto um porto seguro capaz de aliviar as dores e os sofrimentos humanos de adolescentes que estão ávidos por descobrirem-se e redescobrirem-se no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Luis da Paixão Café, Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Salvador, BA

Servidor Público no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2.ed; ampl. Petrópolis: Vozes, 2017.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

Café, A. L. da P. (2021). Uma bússola para navegar pelo mar aberto e desafiante do ensino de Filosofia para adolescentes. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e7 / 1–7. https://doi.org/10.5902/2448065765705