Uma bússola para navegar pelo mar aberto e desafiante do ensino de Filosofia para adolescentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065765705

Palabras clave:

Ensino de Filosofia, Prática pedagógica, Filosofia no Ensino Médio, Adolescentes e Jovens – Ensino.

Resumen

Trata-se da resenha bibliográfica do livro Lecionando Filosofia para adolescentes: práticas pedagógicas para o Ensino Médio, no qual o professor Renato Velloso colocou à disposição de seus colegas filósofos a sua experiência de mais de quinze anos enquanto professor da disciplina de Filosofia, lecionada para adolescentes e jovens de escolas públicas e privadas no país. A obra pode ser entendida como uma verdadeira bússola que permite aos professores e às professoras de Filosofia repensar sobre as suas práticas didáticas utilizadas para difundir conhecimentos filosóficos entre jovens e adolescentes. Através de uma linguagem clara, objetiva e direta, a obra disponibiliza um amplo conjunto de informações didáticas e metodológicas que contribui para ampliar o repertório educacional dos seus leitores, fazendo-os perceber o quanto a Filosofia pode ser pensada enquanto um porto seguro capaz de aliviar as dores e os sofrimentos humanos de adolescentes que estão ávidos por descobrirem-se e redescobrirem-se no mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Luis da Paixão Café, Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Salvador, BA

Servidor Público no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Citas

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 12. ed. São Paulo: Ática, 2002.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2.ed; ampl. Petrópolis: Vozes, 2017.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Publicado

2021-07-12

Cómo citar

Café, A. L. da P. (2021). Uma bússola para navegar pelo mar aberto e desafiante do ensino de Filosofia para adolescentes. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 7, e7 / 1–7. https://doi.org/10.5902/2448065765705