Ensino de Filosofia e Ensino de Ciências: um estranho silêncio

Caio Seiji Nagayoshi, Daniela Lopes Scarpa

Resumo


Na área de ensino de filosofia, poucos trabalhos têm sido publicados com foco no ensino de filosofia da ciência. Contudo, na área de ensino de ciências, há amplo reconhecimento de que a introdução de elementos de filosofia da ciência na escola pode contribuir para a alfabetização científica. O argumento é de que não basta que os alunos aprendam conceitos científicos; eles devem aprender, também, sobre a atividade científica e o conhecimento científico por ela produzido, isto é, sobre a natureza da ciência (NdC). O presente artigo apresenta um breve panorama das pesquisas sobre o tema na área de ensino de ciências. Argumenta-se que, apesar da atual falta de comunicação entre as áreas de ensino de filosofia e ensino de ciências, um maior diálogo entre elas seria benéfico para ambas.

Palavras-chave


Ensino de Ciências; Ensino de Filosofia; Filosofia da Ciência; Natureza da Ciência

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DOI: https://doi.org/10.5902/2448065730757

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