A Filosofia no sertão: da formação de professores à Filosofia no Ensino Médio

José Teixeira Neto, Émerson Araújo de Medeiros, José Francisco das Chagas de Souza

Resumo


No presente artigo, escrito a três mãos, pretendemos falar sobre a presença da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN em Caicó-RN e, de modo mais específico, sobre a formação de professores para o componente curricular “filosofia no Ensino Médio” no Curso de Filosofia do Campus Caicó. Dividiremos o texto em três momentos: no primeiro, buscaremos traçar a história da presença da UERN em Caicó. No segundo momento, analisaremos os aspectos mais relevantes do componente curricular “filosofia no Ensino Médio”. Por fim, apresentaremos os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, principal programa que vem fortalecendo as licenciaturas no Brasil, na formação docente em Filosofia no Campus Caicó.


Palavras-chave


Formação de Professores; Filosofia no Ensino Médio; PIBID

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Dalton José. A filosofia como matéria de ensino: história e questões metodológicas. Publ. UEPG Humanit. Sci., Appl. Soc. Sci., Linguist., Lett. Arts, Ponta Grossa, 17 (2): 177-187, dez. 2009. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/1771.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC. SEMTEC, 2002.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2017/Lei/L13415.htm#art1. Acesso em: 15/06/2017 (Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, ...).

CAMPANER, Sônia. Filosofia: ensinar e aprender. São Paulo: Saraiva, 2012.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia: como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FOGEL, Gilvan, Que é Filosofia?: Filosofia como exercício de finitude. Aparecida (SP): Ideias e Letras, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

ROCHA, Jaime Vieira (Bispo diocesano). Liber vi spiritus (Liberdade pela força do espírito). Trilhas filosóficas. Ano 1. Nº 1. Jan/Jun 2008, p. 134-139.

RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2014. (Coleção formação de professores)

SEVERINO, Antônio Joaquim. Como ler um texto de filosofia. 4ed. São Paulo: Paulus, 2013.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia para a vida. Filosofia Ciência e Vida, São Paulo, v. 08, n. 98, pág. 05-13, set. 2014. Entrevista concedida a Jorge da Cunha Dutra e Fábio Antônio Gabriel.

SOFISTE, J.G. Sócrates e o ensino de Filosofia. Investigação dialógica numa pedagogia para a docência de Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SOUZA, J.F.C. & CIRINO, M. R. D. Formação docente e pesquisa: uma relação necessária? In: Dax Moraes, Éricka Janine, Isabela Pinheiro e Marcos Von Zuben (orgs.). Filosofia, Educação e Saúde - Interfaces. Mossoró: UERN, 2012. p. 212-233.

SOUZA, Sônia Maria Ribeiro de. A filosofia no ensino médio: Uma (re)leitura a partir dos PCNs. In: GALLO, Sílvio; DANELON, Márcio; CORNELLI, Gabriele (orgs). Ensino de Filosofia: Teoria e prática. Ijuí (RS): UNIJUÍ, 2004. pág. 161-181.

XAVIER, João Batista. Discurso em Homenagem aos formandos do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia UERN/Caicó –28/07/2005. Trilhas filosóficas. Ano 1. Nº 1. Jan/Jun 2008, p. 128-133.

XAVIER, João Batista. Discurso proferido por ocasião da homenagem recebido do Curso de Filosofia/Caicó 03/12/2012. In. BRITO, Sueny Nóbrega Soares; CIRINO, Maria Reilta Dantas; SOUZA, José Francisco de Souza; TEIXEIRA NETO, José. Anais. V Semana de Filosofia do Campus Caicó. II JENFIC – Jornada de Ensino de Filosofia de Caicó. Mossoró-RN: Edições UERN, 2013, p. 9- 15. Disponível em: http://www.uern.br/controledepaginas/fisolofia-caicoeventos/arquivos/2087anais_v_semana_de_filosofia.pdf.




DOI: https://doi.org/10.5902/2448065727330

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

_____________________________________________________________