A Filosofia no sertão: da formação de professores à Filosofia no Ensino Médio

Autores

  • José Teixeira Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte
  • Émerson Araújo de Medeiros Faculdade Católica Santa Teresinha, Caicó, Rio Grande do Norte
  • José Francisco das Chagas de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5902/2448065727330

Palavras-chave:

Formação de Professores, Filosofia no Ensino Médio, PIBID

Resumo

No presente artigo, escrito a três mãos, pretendemos falar sobre a presença da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN em Caicó-RN e, de modo mais específico, sobre a formação de professores para o componente curricular “filosofia no Ensino Médio” no Curso de Filosofia do Campus Caicó. Dividiremos o texto em três momentos: no primeiro, buscaremos traçar a história da presença da UERN em Caicó. No segundo momento, analisaremos os aspectos mais relevantes do componente curricular “filosofia no Ensino Médio”. Por fim, apresentaremos os impactos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, principal programa que vem fortalecendo as licenciaturas no Brasil, na formação docente em Filosofia no Campus Caicó.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Teixeira Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte

Professor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Caicó, Rio Grande do Norte

Émerson Araújo de Medeiros, Faculdade Católica Santa Teresinha, Caicó, Rio Grande do Norte

Professor na Faculdade Católica Santa Teresinha, Caicó, Rio Grande do Norte

José Francisco das Chagas de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte

Professor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte

Referências

ALVES, Dalton José. A filosofia como matéria de ensino: história e questões metodológicas. Publ. UEPG Humanit. Sci., Appl. Soc. Sci., Linguist., Lett. Arts, Ponta Grossa, 17 (2): 177-187, dez. 2009. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/view/1771.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: MEC. SEMTEC, 2002.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2017/Lei/L13415.htm#art1. Acesso em: 15/06/2017 (Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, ...).

CAMPANER, Sônia. Filosofia: ensinar e aprender. São Paulo: Saraiva, 2012.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia: como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

FOGEL, Gilvan, Que é Filosofia?: Filosofia como exercício de finitude. Aparecida (SP): Ideias e Letras, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

ROCHA, Jaime Vieira (Bispo diocesano). Liber vi spiritus (Liberdade pela força do espírito). Trilhas filosóficas. Ano 1. Nº 1. Jan/Jun 2008, p. 134-139.

RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2014. (Coleção formação de professores)

SEVERINO, Antônio Joaquim. Como ler um texto de filosofia. 4ed. São Paulo: Paulus, 2013.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia para a vida. Filosofia Ciência e Vida, São Paulo, v. 08, n. 98, pág. 05-13, set. 2014. Entrevista concedida a Jorge da Cunha Dutra e Fábio Antônio Gabriel.

SOFISTE, J.G. Sócrates e o ensino de Filosofia. Investigação dialógica numa pedagogia para a docência de Filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SOUZA, J.F.C. & CIRINO, M. R. D. Formação docente e pesquisa: uma relação necessária? In: Dax Moraes, Éricka Janine, Isabela Pinheiro e Marcos Von Zuben (orgs.). Filosofia, Educação e Saúde - Interfaces. Mossoró: UERN, 2012. p. 212-233.

SOUZA, Sônia Maria Ribeiro de. A filosofia no ensino médio: Uma (re)leitura a partir dos PCNs. In: GALLO, Sílvio; DANELON, Márcio; CORNELLI, Gabriele (orgs). Ensino de Filosofia: Teoria e prática. Ijuí (RS): UNIJUÍ, 2004. pág. 161-181.

XAVIER, João Batista. Discurso em Homenagem aos formandos do Curso de Licenciatura Plena em Filosofia UERN/Caicó –28/07/2005. Trilhas filosóficas. Ano 1. Nº 1. Jan/Jun 2008, p. 128-133.

XAVIER, João Batista. Discurso proferido por ocasião da homenagem recebido do Curso de Filosofia/Caicó 03/12/2012. In. BRITO, Sueny Nóbrega Soares; CIRINO, Maria Reilta Dantas; SOUZA, José Francisco de Souza; TEIXEIRA NETO, José. Anais. V Semana de Filosofia do Campus Caicó. II JENFIC – Jornada de Ensino de Filosofia de Caicó. Mossoró-RN: Edições UERN, 2013, p. 9- 15. Disponível em: http://www.uern.br/controledepaginas/fisolofia-caicoeventos/arquivos/2087anais_v_semana_de_filosofia.pdf.

Downloads

Publicado

2017-08-16

Como Citar

Teixeira Neto, J., Medeiros, Émerson A. de, & Souza, J. F. das C. de. (2017). A Filosofia no sertão: da formação de professores à Filosofia no Ensino Médio. Revista Digital De Ensino De Filosofia - REFilo, 3(1). https://doi.org/10.5902/2448065727330

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua