“PRÁTICAS ORAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA”: UM ESTUDO DE CASO SOBRE UM PROJETO UNIVERSITÁRIO DE INTERVENÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5902/2176148544245Parole chiave:
Oralidade. Pesquisa acadêmica. Ensino.Abstract
O tema deste artigo refere-se a pesquisas acadêmicas sobre o ensino de oralidade em ambientes escolares reais. Temos como objetivo apresentar um estudo de caso sobre o projeto integrado “Práticas orais no ensino de língua portuguesa: oralidade, atividades sociais e gêneros orais públicos no contexto escolar da região central gaúcha”, descrevendo o desenvolvimento das atividades de pesquisas já desenvolvidas e apresentando as que ainda necessitam ser realizadas no âmbito da proposta. Os resultados do estudo demonstram que, nos subprojetos desenvolvidos no âmbito do projeto integrado, alguns dos principais problemas passaram-se pelos contextos escolares de aplicação, como as dificuldades de aceitação da proposta pelo corpo diretivo e docente de muitas escolas públicas e, quando aceito, pelo contexto hostil muitas vezes vivido pela comunidade escolar pública.
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