Views of teachers and students about EMI at a Brazilian federal university: implications for language policy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2176148568092

Keywords:

English as a Medium of Instruction, Internationalization, Academic literacies. Language policy.

Abstract

Internationalization is listed as one of the main goals of the Federal University of Santa Maria in its Institutional Development Plan for the period of 2016-2026, and the use of English as a Medium of Instruction (EMI) is pointed out in the document as one of the strategies to achieve this goal. Although it is unofficially known in the institution that graduate classes in some areas are already taught in English, there is no systematic information about these experiences nor an official policy about EMI. The present work attempts to contribute to fill this gap as it reports the main results of an online survey about interests, perspectives and needs in relation to EMI at the university. The survey included professors and students and the data were mainly analyzed quantitatively, in order to establish general patterns within each group and comparisons across groups. The results showed that both professors and students express interest in engaging in EMI classes, but that policy regulation and language support programs are seen as necessary measures to implement it.

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Author Biographies

Graciela Rabuske Hendges, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal de Santa Maria desde 1999. Licenciada em Letras-Inglês (1997) e em Letras-Espanhol (1999) pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Letras - Lingüística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutora em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), com doutorado sanduíche na University of New South Wales (Sydney - Austrália, 2006). Co-coordenadora e orientadora pedagógica no Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR). Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras desde 2009. Foi coordenadora geral do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da UFSM (2012-2019), tendo sido responsável por sua implantação na UFSM e também pela coordenação pedagógica de inglês no IsF de 2014 a 2017. Interesses de pesquisa: 1) discurso acadêmico (em inglês e em português) e comunicação científica, sob a perspectiva interdisciplinar da Análise Crítica de Gênero, que abrange teorias de gêneros discursivos, Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica do Discurso e Análise do Discurso Multimodal, 2) formação de professores de línguas e de Inglês e para fins Acadêmicos (EAP), 3) pedagogia de multiletramentos, 4) políticas linguísticas, internacionalização e Inglês como Meio de Instrução (EMI).

Gabriel Salinet Rodrigues, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Licenciado em Letras: Inglês e Literaturas da Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), Mestre em Letras (2023) e aluno do curso de Doutorado em Letras da UFSM, na área de Estudos Linguísticos e na Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social. Participou como Professor-bolsista do programa Idiomas sem Fronteiras, na área de Língua Inglesa (IsF), no NucLi-UFSM, em duas oportunidades (2018 e 2019). Atuou como tutor de Língua Inglesa no Projeto Línguas no Campus (LINC), vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (2017-2019). Trabalhou como professor de inglês, em caráter voluntário (através da AIESEC), na Misr Public Library - Damietta (Damietta, Egito). Tem experiência na área de cursos privados de Língua Inglesa na Up Idiomas - Santa Maria (2020-2021). Atua na área de Letras, com ênfase em Línguas Adicionais e Linguística Aplicada. Tem por interesse de pesquisa Inglês como Meio de Instrução (EMI), uso de línguas adicionais no contexto universitário, letramentos acadêmicos e produção e análise de materiais didáticos.

Amanda de Mendonça Pretto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria. É integrante do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR) e do Núcleo de Línguas (NucLi). Atuou como professora do programa Idiomas sem Fronteiras e atualmente é mestranda em Letras/Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria.

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Published

2021-10-19 — Updated on 2023-04-20

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How to Cite

Hendges, G. R., Rodrigues, G. S., & Pretto, A. de M. (2023). Views of teachers and students about EMI at a Brazilian federal university: implications for language policy. Letras, 097–124. https://doi.org/10.5902/2176148568092 (Original work published October 19, 2021)

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