O Circo como profissão: a formação em Educação Física como suporte para a carreira artística de Gustavo Arruda de Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546463960Palavras-chave:
Circo, Formação Profissional, Arte, EsporteResumo
O domínio do corpo e o olhar sobre seus múltiplos usos, incluindo o artístico, são amplamente estudados no campo da Educação Física. Diferentes registros indicam haver um movimento crescente entre profissionais da área por aprender e ensinar diferentes linguagens artísticas, como o Circo. Identificamos, ainda, muitos professores de Educação Física que se profissionalizaram como artistas, beneficiando-se de seu capital corporal e acadêmico em busca da realização profissional. Nesse sentido, apresentamos uma entrevista-reflexão realizada com Gustavo Arruda de Carvalho, formado pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp) e respeitado artista circense profissional.
Downloads
Referências
BOLOGNESI, Mario F. Circo e teatro: aproximações e conflitos. Sala Preta, v. 6, p. 9-19, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57288 Acesso em: 15 01 2021.
BORTOLETO, Marco A. C. A ginástica e as atividades circenses. In: GAIO, R. (Orgs.). A ginástica em questão: corpo e movimento. v. 2. São Paulo: Phorte Editora, 2010.
______. Entre o esporte e a arte circense: entrevista com Mariana Maekawa. Conexões – Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, v. 13, número especial, p. 230-235, maio, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637586 Acesso em: 20 01 2021.
______. Palhaços sem fronteiras: O circo a serviço da sociedade. PerCursos, v. 6, n. 2, 2007. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1454 Acesso em: 20 01 2021.
BORTOLETO, Marco A. C.; CARVALHO, Gustavo A. Reflexões sobre o Circo e a Educação Física. Revista Corpoconsciência, Santo André, n. 11, janeiro, 2003. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3923 Acesso em: 20 01 2021.
BORTOLETO, Marco A. C.; DUPRAT, Rodrigo M.; TUCUNDUVA, Bruno P. Atividades circenses na FEF-UNICAMP: a construção de uma nova área de estudos e pesquisa. In: BORTOLETO, M. A. C.; ONTAÑÓN, T. B. ; SILVA, E . Circo: horizontes educativos. 1. ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2016. v. 1.
BORTOLETO, Marco A. C.; MIRANDA, Rita C.F. Não foi casualidade – o circo como opção profissional: entrevista com André Sabatino. Conexões: Educ. Fís., Esporte e Saúde, Campinas, v. 16, n. 3, p. 395-408, jul./set. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/download/8652918/18610/43533 Acesso em: 22 01 2021.
EVRARD, Beatriz. Espaço em movimento: cenografia e circo. Ano 2017. f. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena), Universidade de São Paulo, São Paulo, Ano. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-30052017-114818/pt-br.php Acesso em: 22 01 2021
FOUCHET, Alain. Las artes del circo: una aventura pedagógica. Buenos Aires: Editorial Stadium, 2006.
GÓIS JÚNIOR, Edivaldo; HAUFFE, Míriam K. A Educação Física e o funâmbulo: entre a arte circense e a ciência (século XIX e início do século XX). Rev. Bras. Ciênc. Esporte, v. 36, n. 2, p. 547-559, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32892014000200547&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 22 01 2021.
HERT, Philippe. Apprendre à faire le clown. Techniques & Culture. Revue semestrielle d’anthropologie des techniques, n. 62, p. 30-47, 2014. Disponível em: https://journals.openedition.org/tc/8285?lang=en Acesso em: 22 01 2021.
JANÉ, Jordi; MINGUET, Joan M. (Orgs.). Catàleg de l'exposició “Circ contemporani català, l'art del risc”. Barcelona: Krtu / Departament de Cultura de la Generalitat / Triangle postals, 2006.
JORDÀ, Vicenç P. Clowns Without Frontiers. Catalònia, n. 41, p. 46-47, 1995.
LOPES, Daniel de C.; EHRENBERG, Mônica C. Entre o pódio e o picadeiro: o sportsman circense Zeca Floriano. Revista História da Educação, v. 24, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/94488 Acesso em: 22 01 2021.
MIRANDA, Rita de C. F.; AYOUB, Eliana. Por entre as brechas dos muros da universidade: o circo como componente curricular na formação inicial em educação física. Revista Portuguesa de Educação, v. 30. N .2, 2017. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/11867 Acesso em: 10 12 2020.
MELO, Victor A. de; PERES, Fabio de F. A gymnastica no tempo do Império. Rio de Janeiro: 7Letras/Faperj, 2014.
MIRANDA, Rita de C. F.; AYOUB, Eliana. As práticas circenses no “tear” da formação inicial em Educação Física: novas tessituras para além da lona. Movimento, v. 22, n. 1, p. 187-198, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/55179 Acesso em: 10 09 2020.
ONTAÑÓN, Teresa B.; BORTOLETO, Marco A. C. Entrevista realizada com o Professor Dr. León Guzmán (Kiko). Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, v. 10, n. 2, p. 235-240, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637684 Acesso em: 21 01 2021.
ONTAÑÓN, Teresa B.; DUPRAT, Rodrigo M.; BORTOLETO, Marco A. C. Educação Física e atividades circenses: “o estado da arte”. Movimento, Porto Alegre, p. 149-168, abr. 2012. Disponível https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/22960 Acesso em: 20 01 2021.
RIBEIRO, Camila da S. Artistas/Atletas: aproximações e intersecções entre o esporte e o novo circo. 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física), Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/ppgef/arquivo-de-dissertacoes-2015 Acesso em: 20 01 2021
RIBEIRO, Camila da S.; RIGO, L. C.; BORTOLETO, Marco A. C. Circo e Esporte: transição de carreira e capital corporal. Repertório: Teatro & Dança (online), v. 23, p. 46-52, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revteatro/article/view/35559/0 Acesso em: 20 01 2021
SOARES, Carmen L. Acrobacias e Acrobatas: notas para um estudo do corpo”. Em: Bruhns, Heloisa Turini; Gutierrez, Gustavo Luis (org.) Representações do Lúdico. Campinas: 2001, v. 1. p. 33-42.
SESC. Circos: Festival Internacional Sesc de Circo. São Paulo: Sesc São Paulo, 2013.
______. Circos: Festival Internacional Sesc de Circo. São Paulo: Sesc São Paulo, 2014.
TUCUNDUVA, Bruno B. P.; BORTOLETO, Marco A. C. O circo e a inovação curricular na formação de professores de Educação Física no Brasil. Movimento, Porto Alegre, v. 25, e25055, out. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/88131 Acesso em: 28 12 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.