O futebol no centro de atenção psicossoical (CAPS): relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546465584

Palavras-chave:

Educação física, Futebol, CAPS, Saúde mental

Resumo

O tratamento de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) pode ser feito de várias formas, sendo uma delas as práticas corporais, entre as quais se insere o futebol, pois este esporte, ainda que na dimensão do lazer, traz possibilidades educativas e de saúde. Este relato de experiência tem o objetivo de expor os CAPSs como campo de estágio e intervenção profissional da área de Educação Física (EF) e, mais ainda, de demonstrar como o futebol pode ser um ótimo recurso de tratamento para esses usuários.
Foi feita pesquisa participante das aulas de futebol, por parte de um estagiário do curso de bacharelado em Educação Física, no segundo semestre de 2019, uma vez que ele observava e intervia no “Grupo de Futebol” planejando e discutindo, com o professor orientador do estágio e o professor do CAPS, as atividades que seriam aplicadas. O foco deste relato de experiência foi demonstrar como as práticas corporais possibilitam a interação profissional/ usuário, permitindo acompanhar as atividades como os
jogos, além de demonstrar as contribuições para o grupo, como a redução do embotamento afetivo, a maior participação da atividade, uma melhoria nas habilidades técnicas. Identificou-se que o futebol pode trazer contribuições para o tratamento dos usuários em relação aos transtornos que apresentam, principalmente no que se refere à sociabilidade, volição e às potencialidades.

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Biografia do Autor

Murillo Henrique Santana, Universidade Federal de Goiás

Acadêmico do Curso de Bacharelado em Educação Física

Márcio Vinícius Brito Cirqueira, Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia

Profissional de Educação Física do Centro de Atenção Psicossocial Beija-Flor,
Professor de Educação Física da Escola Municipal Vila Rosa,
Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança - Universidade Federal de Goiás, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás.

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor de Educação Física pela ESEFEGO Especialista em Treinamento Desportivo pela ESEFEGO Mestre em Educação Brasileira pela UFG Doutor em Educação pela UFG, Pós-Doutor em Educação (linha de Filosofia e História da Educação) pela UNICAMP

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Publicado

27-12-2021

Como Citar

Santana, M. H., Cirqueira, M. V. B., & Baptista, T. J. R. (2021). O futebol no centro de atenção psicossoical (CAPS): relato de experiência. Kinesis, 39(1). https://doi.org/10.5902/2316546465584

Edição

Seção

Relato de experiências