“Pensar y Actuar” como princípio didáctico fundamental y básico para un proceso de aprendizage escolar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546434444Palabras clave:
Enseñanza, Aprendizage, Niño, Escuela, CuerpoResumen
El texto hace una reflexión acerca de la importancia del principio didáctico “pensar y actuar” en el proceso de enseñanza y aprendizage en la educación física escolar. Estos conceptos están siempre dialécticamente relacionados. La corporeidad humana es aliada fundamental y debe estar integrada a la aprendizage que actua como acción activa para que un “se-movimentar” sea posible, didácticamente importante y teóricamente legitimador de la enseñanza “apredizage a través del movimiento”.
Descargas
Citas
BRUNER, J. S. Lernen, Motivation und Curriculum. Frankfurt: Fischer, 1974.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GADAMER, H.G. Der Mensch ohne Hand oder die Zerstörung der menschli-chen Ganzheit. München: DTV Deutscher Taschenbuch.1979.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Educação Física aberta à experiência. Uma concepção didática em discussão. Rio de Janeiro: Imperial NOVO MILÊNIO, 2009.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Lernen mit Leib und Seele. Sportunterricht, Vol. 58, nr. 1, p. 3-7, 2009a.
HILDENBRANDT-STRAMANN, R. Die Kraft von Luft und Wasser spüren – ein fächerübergreifendes Unterrichtsbeispiel für ein Lernen durch Bewegung. Lehrhilfen für den Sportunterricht 58 (1), p. 7-12, 2009b.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Experiência: uma categoria central na aprendizagem do movimentar-se. In: R. Hildebrandt-Stramann. Educação Física aberta à experiência. Uma concepção didática em discussão. Rio de Janeiro: Imperial NOVO MILÊNIO, 2009c. p. 25-30.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Exploração do Mundo por Meio de Experiências Elementares de Movimento. In R. Hildebrandt-Stramann. Textos Pedagógicos Sobre o Ensino da Educação Física. Ijuí: UNIJUI, 2013. p. 169-194.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; TAFFAREL, C. Z. Formação de professores e trabalho educativo na Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2017.
MERLEAU-PONTY. Phänomenologie der Wahrnehmung. Berlin: De Gruyter, 1966.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar. 1978.
TAMBOER, J. Sich Bewegen – ein Dialog zwischen Mensch und Welt. Sportpädagogik, Vol. 3, n. 2, p. 14-19, 1979.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.