40 anos de experiências e vivências com a Educação Física brasileira - uma retroperspectiva biográfica em episódios
DOI:
https://doi.org/10.5902/2316546488950Resumo
Com a edição especial do vol. 42, n° esp. 2 da Revista Kinesis sendo o dossiê temático "A Formação de Professores de Educação Física: 40 anos de parceria Brasil e Alemanha nas contribuições do Prof. Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann", o próprio Reiner Hildebrandt-Stramann traz um ensaio especial trazendo alguns casos durante seus anos como pesquisador e docente. Discorre também sobre teorias de Kunz, Freire, Luhmann, Digel, e outros, além de suas aplicações nos casos apresentados.
Downloads
Referências
BECKMANN, H.; HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Teoria e prática de oficina de movimento. In: HILDEBRANDT-STRAMANN, R. (Org.), Educação Física aberta à experiência. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009. p. 45-56.
BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 2005.
BOURDIEU, P. O Senso Prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
BRACHT, V. A Educação Física Escolar no Brasil. O que ela vem sendo e o que pode ser. Ijui: Editora UNIJUI, 2019.
BUYTENDIJK, F. J. J. Allgemeine Theorie der menschlichen Haltung und Bewegung. Berlin, Göttingen, Heidelberg: Ed. Springer, 1956.
DEWEY, John. Democracia e Educação. Corroios: Plátano Editora, 2007.
DIGEL, H. Strukturelle Merkmale des Sports. In: GRUPPE, O. (Org.). Theorie in der gymnasialen Oberstufe. Arbeitsmaterialien für den Sportunterricht. Schorndorf: Hofmann - Verlag, 1978.
FIGUEIREDO, Z. C. C. Formação docente em Educação Física. experiências sociais e relação com o saber. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 89–111, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.
GRUPO de Trabalho Pedagógico UFPe e UFSM. Visão didática da Educação Física. Rio de Janeiro: Editora Ao Livro Técnico,1991.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Concepções abertas no ensino da Educação Física. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Encenação em Aulas de Movimento na Escola três exemplos de aulas. In: KUNZ, E. (Org.). Didática da Educação Física. Educação Física e Esportes na Escola. Ijuí: Editora Unijuí, 2016, p. 49-66.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; HATJE, M.; PALMA, L.; OLIVEIRA, A. A. de. Currículo Modularizado à Formação Inicial Em Educação Física: Uma Proposta em Discussão. Ijuí: Editora Unijuí, 2020.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; HATJE, M.; PALMA, L.; OLIVEIRA, A. A. de. Considerações Curriculares Para a Formação Universitária dos Estudantes de Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2022, p. 27-42.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; HATJE, M.; PALMA, L.; SAGRILLO, D. R.; PACHECO, A. C.; MORSCHBACHER, M.; CAMARGO, M. C. da S. ; ILHA, P. Mudanças curriculares na formação universitária dos estudantes de Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2024.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R.; OLIVEIRA, A. A. de. Familiarity and strangement: The ethnographic method in the initial training of physical education students. Journal of Physical Education , v. 35, e-3510, p. 1-9, 2024.
HILDEBRANDT-STRAMANN, R; TAFFAREL, C. Z. (Org.). Currículo e Educação Física. Formação de Professores e Práticas Pedagógicas nas Escolas. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
HILDEBRANDT-STRAMANN; R; TAFFAREL, C. Z. Formação de Professores e Trabalho Educativo na Educação Física. Ijuí: Editora Unijuí, 2017.
JUNGK, R. Statt auf den großen Tag zu warten… Über das Pläneschmieden von unten. In: Kursbuch 53, Utopien II, Berlin 1978.
KERSCHENSTEINER, Georg. Concepto de la escuela del trabajo. Madrid: Ediciones de la Lectura. 1928.
KUNZ, E. Educação Física: ensino e mudanças. Ijuí: Editora Unijuí, 1991.
KUNZ, E. O desenvolvimento da Educação Física Brasileira e as relações de intercâmbio com as ciências do esporte da Alemanha. In: KUNZ, E.; HILDEBRANDT-STRAMANN, R. Intercâmbios científicos internacionais em Educação Física e Esportes. Ijuí: Editora Unijuí, 2004, p. 45-58.
KUNZ, E. Apresentação. Pedagogia do Esporte, do Movimento Humano ou da Educação Física? In: KUNZ, E.; TREBELS, A. H. (Org.). Educação Física Crítico- Emancipatória. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.
KUNZ, E. Transformação Didático Pedagógica do Esporte. Ijuí: Editora Unijuí, 2010a.
LUHMANN, N. Sinn als Grundbegriff der Soziologie. In: LUHMANN, N.; HABERMAS, J. (Orgs.). Theorie der Gesellschaft oder Sozialtechnologie. Was leistet die Systemforschung? Frankfurt: Suhrkamp, p. 25-100, 1971.
MAKARENKO, A. Obras, v. 1-7. Moscou: Editorial Progreso, 1957.
MEINEL, K.; SCHNABEL, G. Motricidade I. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1984.
MERLEAU-PONTY, M. Phänomenologie der Wahrnehmung. Berlin: Gruyere, 1966.
TAMBOER, J. Sich Bewegen–ein Dialog zwischen Mensch und Welt. In: sportpädagogik v.3, n. 2, p. 14-19, 1979.
TREBELS, A. H. Plaidoyer para um diálogo entre teorias do Movimento humano e teorias do movimento no esporte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte - RBCE, Maringá, v. 13, n. 3, p. 338 344, 1992.
TRENTIN, D. T. Experiências de movimento e concepções de Educação Física: algumas implicações possíveis. Motrivivência, Florianópolis, v. 19, n. 28, p. 139–153, 2007.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Reiner Hildebrandt-Stramann
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.