Avaliação na educação física escolar: um estudo com docentes em diferentes períodos de experiência profissional

Autores/as

  • Ivan Bremm de Oliveira Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) Escola Superior de Educação Física (ESEF) http://orcid.org/0000-0002-2601-8714
  • Giovanni Felipe Ernst Frizzo Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546430721

Palabras clave:

Avaliação. Experiência docente. Educação Física

Resumen

O objetivo desse estudo foi analisar de que forma os professores de Educação Física em diferentes períodos de experiência profissional utilizam o componente avaliação. Trata-se de um estudo de caso na RMEPEL com quatro professores com um, 13, 21 e 31 anos de docência. Depreendemos que no início da carreira a avaliação parte de um plano mais informal, passando pela busca da ocorrência da apropriação do aprendizado pelo alunado e reflexão dos mesmos e no fim da carreira houve prevalência de aspectos formais na avaliação. A nota apresentou um “valor de troca” entre professorado e alunado independentemente da experiência docente.

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Biografía del autor/a

Ivan Bremm de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) Escola Superior de Educação Física (ESEF)

Doutorando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFPel) na linha de Pesquisa Formação Profissional e Prática Pedagógica.

Mestre em Educação Física (PPGEF/UFPel) (2015-2017), Graduado em Licenciatura em Educação Física pela ESEF/UFPel 

Especialista em Educação Física Escolar pela ESEF/UFPEL

Licenciado em EF pela ESEF/UFPel

Giovanni Felipe Ernst Frizzo, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho e educação, trabalho pedagógico, escola e mundo do trabalho.

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Publicado

2018-08-29

Cómo citar

Oliveira, I. B. de, & Frizzo, G. F. E. (2018). Avaliação na educação física escolar: um estudo com docentes em diferentes períodos de experiência profissional. Kinesis, 36(2). https://doi.org/10.5902/2316546430721

Número

Sección

Artículos originales