A CONTEXTUALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PELOTAS: UMA CRÍTICA AO SISTEMA CAPITALISTA DE ENSINO

Leonardo Lemos Silveira, Giovanni Felipe Ernst Frizzo

Resumo


Esta pesquisa buscou compreender a relação entre o contexto social das escolas e o trabalho docente de Educação Física na rede municipal de Pelotas. A metodologia teve como parâmetro de seleção das escolas a nota do IDEB e entrevistas semi-estruturadas. Com os resultados observamos que a escola com IDEB alto têm como maiores problemas a falta de material para as aulas e a desvalorização da disciplina de EF. Já na escola de IDEB baixo, observou-se que um dos maiores problemas é relativo à falta de perspectiva de formação dos estudantes devido a sua condição socioeconômica, porém com valorização dos docentes.


Palavras-chave


educação física; trabalho docente; escola pública.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546424435



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.