A Contextualização do Trabalho Docente de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Pelotas: uma crítica ao sistema capitalista de ensino

Autores

  • Leonardo Lemos Silveira Universidade Federal de Pelotas (UFPel)-Escola Superior de Eduação Física (ESEF).
  • Giovanni Felipe Ernst Frizzo Universidade Federal de Pelotas (UFPel)-Escola Superior de Eduação Física (ESEF).

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546424435

Palavras-chave:

Educação Física, Trabalho docente, Escola pública

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender a relação entre o contexto social das escolas e o trabalho docente de Educação Física na rede municipal de Pelotas. A metodologia teve como parâmetro de seleção das escolas a nota do IDEB e entrevistas semi-estruturadas. Com os resultados observamos que a escola com IDEB alto têm como maiores problemas a falta de material para as aulas e a desvalorização da disciplina de EF. Já na escola de IDEB baixo, observou-se que um dos maiores problemas é relativo à falta de perspectiva de formação dos estudantes devido a sua condição socioeconômica, porém com valorização dos docentes.

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Biografia do Autor

Leonardo Lemos Silveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)-Escola Superior de Eduação Física (ESEF).

Graduando em Licenciatura de Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tendo atuado como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES de 2013 até 2016/2. Atualmente é integrante do grupo de estudos: Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Física da ESEF/UFPel e bolsista de iniciação ao trabalho, atuando no Laboratório de Informatica - LIG/ESEF/UFPel.

Giovanni Felipe Ernst Frizzo, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)-Escola Superior de Eduação Física (ESEF).

Professor Adjunto da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho e educação, trabalho pedagógico, escola e mundo do trabalho.

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Publicado

11-04-2017

Como Citar

Silveira, L. L., & Frizzo, G. F. E. (2017). A Contextualização do Trabalho Docente de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Pelotas: uma crítica ao sistema capitalista de ensino. Kinesis, 35(1). https://doi.org/10.5902/2316546424435

Edição

Seção

Artigos originais