A Contextualização do Trabalho Docente de Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Pelotas: uma crítica ao sistema capitalista de ensino

Leonardo Lemos Silveira, Giovanni Felipe Ernst Frizzo

Resumo


Esta pesquisa buscou compreender a relação entre o contexto social das escolas e o trabalho docente de Educação Física na rede municipal de Pelotas. A metodologia teve como parâmetro de seleção das escolas a nota do IDEB e entrevistas semi-estruturadas. Com os resultados observamos que a escola com IDEB alto têm como maiores problemas a falta de material para as aulas e a desvalorização da disciplina de EF. Já na escola de IDEB baixo, observou-se que um dos maiores problemas é relativo à falta de perspectiva de formação dos estudantes devido a sua condição socioeconômica, porém com valorização dos docentes.


Palavras-chave


Educação Física; Trabalho docente; Escola pública

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546424435



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

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