O ESPORTE COMO CONTEÚDO HEGEMÔNICO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DE ANÁPOLIS: UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Weber Mendes de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG Campus Uruaçu
  • Tadeu João Ribeiro Baptista Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5902/2316546421560

Palabras clave:

Esporte, Escola, Educação Física.

Resumen

Esta pesquisa pretende analisar o conteúdo esporte como elemento hegemônico nas aulas de educação física de uma escola de Anápolis-Go por meio de um estudo de caso que utilizou como instrumentos a observação, o questionário e a entrevista. Pela pesquisa, pudemos constatar que o ensino é baseado numa postura crítica qualitativamente relevante quanto ao conhecimento científico; porém, na aprendizagem, a produção do conhecimento parece absorver grande influência do senso comum, o que retarda o rompimento com a realidade encontrada no lócus da pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Weber Mendes de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG Campus Uruaçu

Professor de Educação Física pela ESEFFEGO/UEG

Especialista em Educação Física Escolar pela ESEFFEGO/UEG

Professor de Educação Física do IFG Campus Uruaçu

Mestrando em Educação pela FE/UFG

Tadeu João Ribeiro Baptista, Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás

Professor de Educação Física pela ESEFEGO Especialista em Treinamento Desportivo pela ESEFEGO Mestre em Educação Brasileira pela UFG Doutor em Educação pela UFG

Publicado

2016-08-30

Cómo citar

Paula, W. M. de, & Baptista, T. J. R. (2016). O ESPORTE COMO CONTEÚDO HEGEMÔNICO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DE ANÁPOLIS: UM ESTUDO DE CASO. Kinesis, 34. https://doi.org/10.5902/2316546421560

Número

Sección

Artículos originales

Artículos más leídos del mismo autor/a