PROPOSTA DE UM MODELO PARA SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO TÁTICO NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS.
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648191Abstract
O presente trabalho objetiva apresentar um modelo de sistematização do processo de ensino-aprendizagem-treinamento tático nos jogos esportivos coletivos, elaborado pelo grupo de pesquisadores do Laboratório de Psicologia do Esporte da Escola de Educação Física da UFMG (LAPES). Serão descritas três fases do treinamento tático, as quais tem com base resultados de pesquisas na área de aprendizagem motora, treinamento técnico e comportamento tático. Nestas fases, serão enunciadas características, prioridades, objetivos e sua relação com o treinamento técnico e as fases e níveis do rendimento esportivo. Sintetizando, o desenvolvimento da tática é também um processo evolutivo que ocorre em fases interligadas entre si, nas quais a formação acontece conforme possibilidades e maturidade da criança ou adolescente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works must be submitted in the digital format of the SEER platform, via the electronic address: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. In case of any doubts, contact the editorial team through the email kinesisrevista@ufsm.br. The authorship that publishes in the Kinesis journal agrees to the following terms:
- They retain copyright and grant the journal the right of first publication.
- They allow and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) as this can cause positive alterations, as well as increase the impact and quotation of the published work.