PROPOSTA DE UM MODELO PARA SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO TÁTICO NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS.

Pablo J. GRECO

Resumo


O presente trabalho objetiva apresentar um modelo de sistematização do processo de ensino-aprendizagem-treinamento tático nos jogos esportivos coletivos, elaborado pelo grupo de pesquisadores do Laboratório de Psicologia do Esporte da Escola de Educação Física da UFMG (LAPES). Serão descritas três fases do treinamento tático, as quais tem com base resultados de pesquisas na área de aprendizagem motora, treinamento técnico e comportamento tático. Nestas fases, serão enunciadas características, prioridades, objetivos e sua relação com o treinamento técnico e as fases e níveis do rendimento esportivo. Sintetizando, o desenvolvimento da tática é também um processo evolutivo que ocorre em fases interligadas entre si, nas quais a formação acontece conforme possibilidades e maturidade da criança ou adolescente.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5902/231654648191



Avaliação Qualis Capes (2014):

B4- Educação Física / B3- Interdisciplinar e Psicologia / B5- Educação 

Periodicidade: contínua

ISSN: 2316-5464 online

DOI: 10.5902/23165464

email: kinesisrevista@ufsm.br


 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.