PROPOSTA DE UM MODELO PARA SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO TÁTICO NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS.
DOI:
https://doi.org/10.5902/231654648191Resumo
O presente trabalho objetiva apresentar um modelo de sistematização do processo de ensino-aprendizagem-treinamento tático nos jogos esportivos coletivos, elaborado pelo grupo de pesquisadores do Laboratório de Psicologia do Esporte da Escola de Educação Física da UFMG (LAPES). Serão descritas três fases do treinamento tático, as quais tem com base resultados de pesquisas na área de aprendizagem motora, treinamento técnico e comportamento tático. Nestas fases, serão enunciadas características, prioridades, objetivos e sua relação com o treinamento técnico e as fases e níveis do rendimento esportivo. Sintetizando, o desenvolvimento da tática é também um processo evolutivo que ocorre em fases interligadas entre si, nas quais a formação acontece conforme possibilidades e maturidade da criança ou adolescente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos deverão ser enviados em formato digital da plataforma SEER, através do endereço eletrônico: http://periodicos.ufsm.br/kinesis/index. Em caso de dúvida, entrar em contato com a equipe editorial através do e-mail kinesisrevista@ufsm.br. A autoria que publicar na Revista Kinesis concorda com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
- Permitem e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.