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Chamada de Artigos para Edição Especial - 2023 - PRAZO PRORROGADO PARA 31 DE JULHO DE 2023

2023-05-25

O falante, o linguista e uma antropologia na linguagem: uma homenagem ao Professor Valdir do Nascimento Flores

Este dossiê pretende reunir textos que dialogam diretamente com a produção científica do Professor Valdir do Nascimento Flores, principalmente com a concepção de antropologia da enunciação (esboçada em Flores, 2015; Flores, 2019) e de linguística como uma reflexão antropológica (Flores, 2019).  O falante, o linguista e uma antropologia na linguagem procura assim reunir artigos de pesquisadores que mantiveram interlocução e pesquisa com o professor, ao longo de sua carreira universitária, especialmente com sua produção sobre uma “antropologia implícita, à qual se tem acesso através da experiência que o falante tem de sua condição, o que chamo de Homo loquens.” (Flores, 2019, p. 33). Em seu livro Problemas gerais de linguística,  o autor situa o estudo da linguística como reflexão antropológica a partir de problemas, quais sejam: “a) as relações entre pensamento e linguagem e mente e cérebro, entre outras; b) as diferenças entre homens e animais, viés por onde é introduzida a discussão acerca das diferenças entre linguagem humana e “linguagem” animal; c) as diferenças e semelhanças das línguas do mundo, perspectiva que dá lugar a indagações em torno do eixo aspectos universais versus aspectos particulares; d) as propriedades inatas em contraposição àquelas adquiridas, ponto de vista pelo qual antigas querelas são recolocadas (natureza versus cultura, filogênese versus ontogênese etc.)” (2019, p. 45). Além desses problemas, o professor, no capítulo final de sua obra, acrescenta três outros problemas, a saber, o problema do signo linguístico, o problema da língua e os demais sistemas semiológicos e o problema das relações entre forma e sentido. Assim aberto o leque de problemas epistemológicos, conceituais e heurísticos, esperamos artigos de cunho teórico ou de cunho teórico-analítico sobre uma reflexão antropológica que sirva para produzir uma “outra” linguística, nas palavras de Flores (2019, p. 33). Enfatizamos, por fim, as contribuições do referido autor para a crescente produção acadêmica dos estudos da enunciação no Brasil.

São aceitos artigos de doutores na área de Estudos da Linguagem, com percursos de estudos em diversas áreas do conhecimento (Filosofia, Psicologia, Sociologia, Antropologia, Artes, História, Fonoaudiologia, Literatura, entre outras).

Organizadoras

Márcia Elisa Vanzin Boabaid (UFSM)

Silvana Silva (UFRGS)

Data FINAL de submissão: 31 de julho de 2023.

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Edição Atual

n. 64 (2022): A prática de análise linguística nos processos de ensino e aprendizagem de língua portuguesa na educação básica
Capa da revista Letras, n. 64

Apesar de os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997; 1998), a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e as pesquisas atuais nos campos da Linguística Aplicada e da Educação Linguística indicarem um possível consenso sobre o trabalho com a língua portuguesa na escola, tomado à luz dos usos da linguagem na sociedade, o eixo da prática de análise linguística ainda pode ser considerado um desafio para professores em formação inicial e continuada. Em razão disso, este número da revista Letras reúne pesquisas que focalizam a prática de análise linguística (PAL) nos processos de ensino e de aprendizagem de língua portuguesa na Educação Básica. Essas investigações discutem aspectos teórico-metodológicos, político-educacionais e didático-pedagógicos em torno da prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. Acreditamos que a reflexão proposta poderá contribuir para a consolidação de pesquisas em Linguística Aplicada sobre prática de análise linguística, como também colaborar com as discussões sobre a ressignificação das práticas de linguagem na esfera escolar.

Publicado: 2023-02-02

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Letras é um periódico semestral, da área de Letras, Qualis A2, publicado desde 1991 e editado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. A partir do número 46, passou a integrar o Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). De periodicidade semestral, com um conselho editorial composto de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, Letras tem priorizado a regularidade de sua publicação, a qualidade de seus textos e o apuro de sua edição, impressa e digital, sendo cada exemplar enviado para bibliotecas, programas de pós-graduação e universidades de todo o país.

ISSN 2176-1485

ATENÇÃO: POR CONTA DO ISOLAMENTO SOCIAL DE COMBATE AO COVID-19, OS NÚMEROS QUE ESTÃO NO PRELO SOFRERÃO ATRASO NA PUBLICAÇÃO.

 

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