Notícias

Revista Letras UFSM - Chamada de Artigos - Dossiê temático especial: Perspectivas críticas para os estudos dos Quadrinhos (2sem./2026)

2025-04-21

Dossiê temático especial: Perspectivas críticas para os estudos dos Quadrinhos

Esta edição da revista Letras busca acolher artigos de abordagem multidisciplinar que introduzam as principais discussões em torno da pesquisa em e sobre quadrinhos para construir um conjunto que sirva de referência para novos pesquisadores que queiram construir seus trabalhos utilizando a linguagem dos quadrinhos como objeto. São desejáveis textos que explicitem ou discutam correntes teórico-críticas da pesquisa sobre quadrinhos, e que, para isso, tragam análises de obras ou conjunto de obras.

A motivação para o surgimento desse dossiê deu-se pela percepção de que há um descompasso entre a produção disponível para introduzir os diversos eixos de pesquisa em quadrinhos e o fluxo de pesquisadores que se interessam por esse campo de pesquisa.

Para essa proposição, espera-se que os textos apresentem um acervo de quadrinhos fora do eixo europeu e estadunidense, levando em conta as produções latinoamericanas,  africanas e, principalmente, brasileiras. Assim, para além de uma apropriação de repertório teórico de outras áreas, espera-se contribuir para a consolidação de um repertório crítico acessível e específico da pesquisa sobre quadrinhos. Submissões que abordem o processo de criação e a interpretação crítica dos quadrinhos são altamente incentivadas, considerando a importância de se pensar o quadrinho como um objeto de linguagem em constante construção.

Nesse sentido, espera-se que o conjunto dos artigos possa auxiliar responder às seguintes questões, sem se restringir a elas:

  • Quais são as principais correntes teóricas da pesquisa em quadrinhos hoje?
  • Quais as especificidades teórico-críticas dessa linguagem?
  • Quais os principais autores desse campo, em diferentes contextos de produção?
  • Que questões formais são fundamentais para se pensar esse objeto de pesquisa?
  • Como a forma dos quadrinhos é pensada por diferentes abordagens teóricas?
  • Como os quadrinhos são abordados em outros campos de estudo específicos, tais como a História, a Pedagogia, a Sociologia, os Estudos de Linguagem, as Artes Visuais, entre outros?
  • Quais as distinções entre a pesquisa em quadrinhos e a pesquisa sobre quadrinhos, levando em conta o lugar do quadrinista-pesquisador?
  • Como a importância do processo criativo, sendo um ato dinâmico, experimental e interativo, pode ser compreendido sob uma perspectiva teórica?
  • Quais as contribuições da semiótica, da semiologia, da análise do discurso, dos estudos das intermidialidades, da teoria de gênero e outras correntes teóricas para os estudos da linguagem dos quadrinhos?

Além de artigos, também são aceitas resenhas e entrevistas sobre a temática.

Prazo para envio de submissões originais: 20/01/2026

Organizadores:

Maria Clara da Silva Ramos Carneiro (UFSM)

Lielson Zeni (UFRJ) 

Valter do Carmo Moreira (COGNA EDUCAÇÃO/UEL)

Saiba mais sobre Revista Letras UFSM - Chamada de Artigos - Dossiê temático especial: Perspectivas críticas para os estudos dos Quadrinhos (2sem./2026)

Edição Atual

v. 69 (2024): A Contemporaneidade Filosófica de Fernando Pessoa
					Visualizar v. 69 (2024): A Contemporaneidade Filosófica de Fernando Pessoa

Dossiê: A Contemporaneidade Filosófica de Fernando Pessoa.


Alain Badiou, no seu Petit Manuel d’Inesthétique (2005), afirma que a filosofia contemporânea não é digna de Fernando Pessoa. Para Badiou, a superioridade da obra poética de Pessoa reside na sua capacidade de superar a dicotomia platonismo-antiplatonismo que continua a assombrar a filosofia ocidental. O próprio Pessoa atribui a possibilidade de transcender esta – ou qualquer outra – dicotomia à sua aproximação à filosofia hegeliana. Embora amplamente difundida, nas diversas interpretações dos principais exegetas, a dimensão filosófica da poética pessoana permanece, todavia, intrigante. Portanto, o desafio de Badiou: devemos nos tornar contemporâneos de Fernando Pessoa. Como? E o que significa realmente essa contemporaneidade? Diante do desafio, e das questões expostas, este dossiê pretende reunir textos que dialogam diretamente com questões filosóficas na obra de Fernando Pessoa. Os artigos poderão trazer reflexões centradas em temas recorrentes como, por exemplo: ser, nada, tédio, angústia, existência, vazio, paganismo, panteísmo, transcendentalismo, mitologia, morte, vida, alteridade, política, formas de governo, tecnologia. Tendo em vista a problemática e os temas, convidamos pesquisadores a submeter textos que versem sobre as diferentes facetas filosóficas da obra do poeta, a partir da perspectiva em que filosofia e poesia são, em Fernando Pessoa, inseparáveis.


Organizadores:
Maria Celeste Natário (U.PORTO, Portugal), Mário Correia (U.PORTO, Portugal)
Wanderley Dias da Silva (U.PORTO, Portugal)

Publicado: 2025-04-04
Ver Todas as Edições

Letras é um periódico semestral, da área de Letras, Qualis A2, publicado desde 1991 e editado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. A partir do número 46, passou a integrar o Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). De periodicidade semestral, com um conselho editorial composto de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, Letras tem priorizado a regularidade de sua publicação, a qualidade de seus textos e o apuro de sua edição, impressa e digital, sendo cada exemplar enviado para bibliotecas, programas de pós-graduação e universidades de todo o país.

ISSN 2176-1485

ATENÇÃO: POR CONTA DO ISOLAMENTO SOCIAL DE COMBATE AO COVID-19, OS NÚMEROS QUE ESTÃO NO PRELO SOFRERÃO ATRASO NA PUBLICAÇÃO.

 

Confira a lista de chamadas em aberto neste link.