Educação ambiental: relação entre a produção científica, as políticas nacionais e evolução da consciência ambiental na UFSM

Autores/as

  • Marilia Camotti Bastos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0001-9774-9744
  • Fabiana de Medeiros Silveira Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Simone Stefanello Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Mariele de Almeida Lanes Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, RS
  • Gilmar Luiz Schaefer Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Karla Marques da Rocha Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499424653

Palabras clave:

Consciência, Meio ambiente, Recursos naturais

Resumen

O objetivo do trabalho foi relacionar a produção científica nos últimos quinze anos com a evolução das políticas nacionais e a consciência ambiental na UFSM. Foram selecionadas revistas do campo da Educação e Ensino, nas quais foram pesquisadas quantas vezes as palavras: meio ambiente, ambiental, solo, ar, água, poluição, florestas, fauna, flora, efeito estufa e lixo eram citadas como assunto principal em cada periódico. Ainda, avaliou-se a evolução da consciência ambiental através da aplicação de questionário com alunos de diferentes cursos da Universidade Federal Santa Maria. Os resultados revelam que a produção cientifica possui relação direta com o crescimento das políticas nacionais e que a evolução da consciência ambiental cresceu juntamente com essa evolução.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilia Camotti Bastos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Engenheira Agrônoma e mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Parana. Licenciada em Meio Ambiente pelo curso de graduação de formação de professores da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Ciência do solo pela Universidade Federal de SAnta Maria em co-tutela para diploma em Quimica pela Université de Poitiers (França)

Fabiana de Medeiros Silveira, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutorado em Engenharia Florestal, Área de concentração: Conservação da Natureza pela Universidade Federal do Paraná (2015), Mestrado em Ciência do Solo, Área de concentração: Pedologia e Manejo de Solo pela Universidade Federal do Paraná (2009), Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Possui experiência nas áreas de: Gênese do solo, Morfologia do Solo, Fertilidade do Solo, Física do solo e Nutrição mineral de plantas.

Simone Stefanello, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Medica Veterinária formada pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Zootecnia, onde desenvolveu pesquisas na área de Produção Animal, sub-área Nutrição de Ruminantes/ Departamento de Zootecnia/UFSM. Atualmente atua como doutoranda em Reprodução e Sanidade/UFSM. Doutorado em andamento em Medicina Veterinária

Mariele de Almeida Lanes, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, RS

Possui graduação no Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Pública, e o curso Técnico em Informática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Vicente do Sul. Atualmente é Técnica em Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Rio Grande - Campus Santo Antônio da Patrulha. Mestre em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande.

Gilmar Luiz Schaefer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Engenheiro Agrônomo (Agosto 2008 - Julho de 2013) e mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (Agosto de 2013 - Agosto de 2015). Atualmente é doutorando em Ciência do Solo e encontra-se desenvolvendo Doutorado em Regime de Cotutela pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Université de Poitiers (Univ-Poitiers) - França, com bolsa do programa Ciência sem Fronteiras (SWE). Tem experiência na área de química e fertilidade do solo com ênfase em dinâmica de nutrientes e de elementos tóxicos e transferência de elementos dos sistemas terrestres para os aquáticos e atmosfera.

Karla Marques da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino. Na graduação presencial, atua no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional; na modalidade a distância, no Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional - Universidade Aberta do Brasil/UFSM. Coordenadora de Tutoria do Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional - EaD. Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede

Citas

BEREND, I. An Economic History of Twentieth - Century Europe. Cambridge University Press: University Printing House, 2006

BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação. Ambiental, institui a Política da Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.lei.adv.br/9795-99.html. Acesso em: 02 jul. 2016

BRASIL. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Educação Ambiental: Aprendizes de sustentabilidade. Brasília, 2007.

CARVALHO, I. C. M. O “Ambiental” como valor substantivo: uma reflexão sobre a identidade da EA. Disponível em: www.mma.gov.br/port/sdi/ea/deds/arqs/ isabcarv.pdf. Acesso em: 02 jul. 2016

CRUZ, C. A.; MELO, I. B. N.; MARQUES,S. C. M. “A educação ambiental brasileira: história e adjetivações” Revista Brasileira de Educação Ambiental, v.11, n.1, p: 183- 195, mar. 2016

GLAUSIUZ, J. Can a Maligned Pesticide Save Lives? Disponível em: http://discovermagazine.com/2007/nov/can-a-maligned-pesticide-save-lives/. Acesso em: 02 jun. 2016

GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2007.

INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Aumenta número de escolas com educação ambiental. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/c/journal/view_article_content?groupId=10157&articleId=11284&version=1.1 . Acesso em: 28 out 016.

JACOBI, P. R. Educação Ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233- 250, maio/ago. 2005

LEITE, A. L. T. A.; MININNI-MEDINA, N. Educação ambiental: curso básico à distância: questões ambientais: conceitos, história, problemas e alternativas. Ministério do Meio Ambiente: Brasília, 2000.

LIMA, G. F. C. Educação Ambiental no Brasil: Formação, identidades e desafios. 1a edição. Campinas: Papirus, 2011.

LIMA, G. F. C. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania: Crise ambiental, educação e cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatória. 3a edição. São Paulo: Cortez, 2005

MALACARNE, V.; STRIEDER, D. M. O desvelar da ciência nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar pelo viés da experimentação. Vivências, n.7, v.5, p.75-85, Mai. 2009

REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 8 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

SORRENTINO, M.; TRAIBER, R.; MENDONÇA, P.; JUNIOR, L. A. F. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005

TRISTÃO, M. Educação Ambiental na formação de professores: redes de saberes. 1 ed. São Paulo: Annablume, 2004.

Publicado

2018-08-14

Cómo citar

Bastos, M. C., Silveira, F. de M., Stefanello, S., Lanes, M. de A., Schaefer, G. L., & Rocha, K. M. da. (2018). Educação ambiental: relação entre a produção científica, as políticas nacionais e evolução da consciência ambiental na UFSM. Geografia Ensino & Pesquisa, 22, e5. https://doi.org/10.5902/2236499424653

Artículos similares

1 2 3 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.