O que é autismo? Reflexões críticas a partir da neurodiversidade e dos estudos da deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X91372

Palavras-chave:

Autismo, Deficiência, Neurodiversidade

Resumo

O artigo investiga o autismo sob uma perspectiva decolonial, criticando o modelo médico que o define como uma doença a ser corrigida. O objetivo é compreender o autismo como uma neurodivergência, valorizando as singularidades dos corpos autistas em vez de tratá-los como desvios. Utilizada a revisão narrativa como metodologia, a escrita do artigo foi fundamentada em teorias da deficiência, neurodiversidade, estudos feministas e na perspectiva neuroqueer, a pesquisa utiliza uma abordagem de revisão narrativa para dar voz às experiências autistas. O resultado foi promover a emancipação dessas identidades, desafiando as exclusões e violências impostas por um contexto social normativo. Além disso, o artigo enfatizou a necessidade de transformar as narrativas e práticas que envolvem pessoas autistas, contribuindo para uma compreensão mais ampla das diversidades neurológicas. Por fim, concluiu-se que ao destacar a importância do acolhimento e da inclusão social, a obra incentiva mudanças que respeitem e valorizem as identidades neurodivergentes.

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Biografia do Autor

Giovanna Nicolau, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia Social no NED/UFSC, pesquisadora em Psicologia Social na University of Washington (UW-EUA), especialista em Educação Social pela UniCesumar (PR), bacharel em Psicologia pela Universidade Positivo (UP-PR). Atua como psicóloga clínica, tendo especialização em autismo e neurodiversidade pela Forest Therapy Academy, com certificação internacional pelas instituições IPHM, CMA, IAOTH e ICAHP; e especialista em clínica do trauma pela University of Colorado Colorado Springs (UCCS) e UT Health San Antonio. Suas áreas de pesquisa são: decolonização dos estudos da deficiências; deficiências não-aparentes; neurodivergências; neurodiversidade.

Marivete Gesser, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia (UFSC), Pós-Doutora (State University of New York/USA). Professora associada do Departamento de Psicologia da UFSC, onde leciona e orienta na graduação e na pós-graduação (PPGP), pesquisadora bolsista PQ-1D do CNPq e coordenadora do Núcleo de Estudos da Deficiência (NED-UFSC). Pesquisa o campo dos Estudos Feministas da Deficiência, os Feminismos Negro, Interseccional e Decolonial e a Teoria Crip.

Solange Cristina da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Psicologia (UFSC), Mestre em Educação (UFSC). Professora do Departamento de Educação a Distância da UDESC, onde leciona e orienta na graduação e na pós-graduação (PROFEI/UDESC), coordenadora do Laboratório de Educação Inclusiva (LEdI/CEAD/UDESC), é membro dos grupos de pesquisa Núcleo da Deficiência (UFSC), Educação, Artes e Inclusão (UDESC) e da rede Traduzir-se: autismo em primeira pessoa. Pesquisa o campo dos Estudos da Deficiência, Autismo e Educação a Distância.

Pablo de Assis, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Psicologia Clínica pela UFPR; Mestre em Comunicação e Linguagem pela UTP-PR; Psicólogo Clínico; Professor no Ensino Superior no Centro Universitário UniDomBosco e Universidade Positivo.

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

Nicolau, G., Gesser, M., Silva, S. C. da, & Assis, P. de. (2025). O que é autismo? Reflexões críticas a partir da neurodiversidade e dos estudos da deficiência. Revista Educação Especial, 38(1), e41/1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X91372

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico