O que é autismo? Reflexões críticas a partir da neurodiversidade e dos estudos da deficiência
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X91372Palavras-chave:
Autismo, Deficiência, NeurodiversidadeResumo
O artigo investiga o autismo sob uma perspectiva decolonial, criticando o modelo médico que o define como uma doença a ser corrigida. O objetivo é compreender o autismo como uma neurodivergência, valorizando as singularidades dos corpos autistas em vez de tratá-los como desvios. Utilizada a revisão narrativa como metodologia, a escrita do artigo foi fundamentada em teorias da deficiência, neurodiversidade, estudos feministas e na perspectiva neuroqueer, a pesquisa utiliza uma abordagem de revisão narrativa para dar voz às experiências autistas. O resultado foi promover a emancipação dessas identidades, desafiando as exclusões e violências impostas por um contexto social normativo. Além disso, o artigo enfatizou a necessidade de transformar as narrativas e práticas que envolvem pessoas autistas, contribuindo para uma compreensão mais ampla das diversidades neurológicas. Por fim, concluiu-se que ao destacar a importância do acolhimento e da inclusão social, a obra incentiva mudanças que respeitem e valorizem as identidades neurodivergentes.
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